Notícias

LIVROS - Para meditar, basta fechar os olhos e pensar

19/07/2018

Muitas pessoas acreditam que a prática da meditação irá introduzir valores espirituais em sua vida. Algumas começam a meditar simplesmente por intuírem ser uma prática que vale a pena. Outras a adotam achando que isso de algum modo vai ajudá-las a resolver seus problemas.

Qual é a essência da meditação? O que ocorre exatamente quando a praticamos? Com que propósito se deve meditar? Na língua japonesa, a palavra para meditação é meiso. Significa “fechar os olhos (mei) e pensar (so)”. Descreve como devemos praticar a meditação. O propósito de fechar os olhos é se isolar do mundo exterior.  A primeira coisa a fazer ao começar a meditar é nos isolarmos de todas as influências externas – e depois “pensar”.

Pensar, neste caso, não se refere simplesmente aos pensamentos que passam pela mente ao longo do dia, que entram e saem como ondas que rebentam na praia. O tipo de pensamento que precisamos ter durante a meditação é um pouco mais profundo, buscando atingir o nível do subconsciente. Pensar é um ato de criação. Os pensamentos se tornam a nossa vontade.

Meditar é explorar o “eu interior”.  Quando meditamos, puxamos as cortinas e fechamos as janelas para o mundo exterior para poder contemplar as diversas possibilidades da nossa mente. Não importa em que lugar você medita – no campo ou na cidade, em casa ou no transporte coletivo. A meditação começa no momento em que você consegue bloquear as vibrações mundanas e fica face a face com o seu “eu interior”. Explorar o “eu” dessa maneira, liberando o potencial criativo da mente, é a forma de meditar. Assim podemos buscar nosso aprimoramento e tornar nossos sonhos realidade.

*As reflexões desta coluna são extraídas de “O Milagre da Meditação”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). Seus mais de 2.300 livros publicados, traduzidos para 30 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.

 

MAIS SOBRE “O MILAGRE DA MEDITAÇÃO”

Nestes tempos de correria, O Milagre da Meditação chega como “calmante para a alma”. A meditação nos induz a observar nossa vida, em especial de uma perspectiva espiritual, de fé no divino. Consegue nos abstrair dos problemas do dia a dia, esvazia a mente e nos faz experimentar um profundo estado de felicidade e paz interior, aliviando problemas e ansiedades. O livro reúne o pensamento e a vivência de Ryuho Okawa sobre meditação. É o 39º lançamento no país pelo selo IRH Press do Brasil (www.okawalivros.com.br). Atuando no mundo todo, a editora japonesa se dedica exclusivamente à publicação das obras de Okawa. Com mais de 2.300 livros lançados, o autor é best seller no Japão e considerado por seus seguidores o líder espiritual mais influente da atualidade. Com 247 páginas, O Milagre da Meditação é dividido em três blocos. É para ser lido aos poucos e ser relido muitas vezes. O primeiro bloco, Os segredos da meditação, é uma espécie de manual sobre o tema. Explica o que é meditar e apresenta os diversos tipos de meditação. No segundo bloco, Meditações para a Felicidade, o autor nos apresenta as diversas dimensões da meditação. É um mergulho singular em situações de nossas vidas. O último bloco, Perguntas e Respostas sobre Meditação, esclarece dúvidas apresentadas por quem está iniciando essa prática. É uma obra única, que pode mudar a vida de qualquer pessoa.

 

 

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br