Notícias

NEGÓCIOS - Dez formas estranhas de tentar burlar a verificação de RG. Até a Barbie entrou na dança

18/07/2023

Empresa global especializada em verificação de usuário revela as tentativas fraudulentas mais comuns em detecção de vivacidade.

Recentemente, até mesmo a Barbie vem sendo usada indevidamente

Criativo ou bobo? Alguns dos métodos usados por fraudadores são reconhecidamente sofisticados, mas há aqueles que chegam a usar um gato na tentativa de burlar a detecção de vivacidade quando pretendem invadir um sistema e precisam passar pelo envio da selfie.

Mais recentemente, com a grande expectativa da estreia de Barbie – O Filme, a boneca mais badalada do momento vem sendo indevidamente usada para burlar recursos de verificação de identidade. Essas e outras revelações foram feitas pela Sumsub, empresa global de verificação de identidade de ciclo completo.

De acordo com Tony Petrov, especialista em prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro, “alguns métodos utilizados nas tentativas de invadir sistemas chegam a ser bizarros”. Sendo assim, a plataforma que atende mais de dois mil clientes de várias partes do mundo reuniu as TOP 10 maneiras mais estranhas que as pessoas usam na tentativa de burlar a verificação de identidade:

  1. 1. Barbie, Legos e ursinhos de pelúcia. “Algumas pessoas realmente ainda são crianças no coração e não há o menor problema nisso. Mas o Liveness, que é uma prova de vivacidade, julga. Usar uma boneca Barbie não parece boa ideia”.
  2. 2. Revistas e capas de livros. “Além da imagem da boneca Barbie, alguns fraudadores já tentaram usar capas de revista com os protagonistas do filme. Enquanto alguns têm todo um trabalho de criar um deepfake, outros pensam que basta simplesmente usar uma foto da atriz Margot Robbie ou de Ryan Gosling para passar pela verificação de identidade. Chega a ser infantil”.
  3. 3. Máscaras físicas. “Tem sempre aqueles que aproveitam máscaras de silicone ou de festa a fantasia o ano todo na tentativa de praticar fraudes”.
  4. 4. Esculturas e bustos. “Algumas pessoas amam tanto obras de arte que usam pinturas e esculturas para lavar dinheiro. As mais vaidosas talvez se considerem obras de arte durante a fase de verificação”.
  5. 5. Manequins. “Estes são, talvez, a adição mais assustadora à nossa lista. Vamos manter os manequins nas lojas de departamentos, certo?”.
  6. 6. Gatos e cachorros. “Dizem que os pets muitas vezes se parecem com seus donos. Algumas pessoas testaram essa teoria durante a fase do KYC”.
  7. 7. Câmera errada. “Há também aquelas pessoas que, na hora de introduzir seus dados no sistema para verificação, simplesmente se esquecem de ligar a câmera frontal. Em vez de uma selfie, enviam uma foto da sala”.
  8. 8. Personagens de desenhos animados e anime. “É importante ressaltar que os personagens de anime podem ter todos os tipos de superpoderes, mas eles não podem derrotar o algoritmo de verificação”.
  9. 9. Fotos de celebridades divulgadas em redes sociais. “Não é possível contabilizar quantas vezes o Instagram da Beyoncé foi utilizado na fase de verificação de identidade. O mesmo acontece com personalidades locais em cada país. Mas não passam, obviamente”.
  10. 10. Partes do corpo. “Pode ser a pessoa mais tímida do mundo, mas ela precisa mostrar seu rosto real na fase de verificação de identidade, não adianta mandar imagem de mãos ou pés”.

“Felizmente, esses TOP 10 recursos ‘criativos ou bobos’ de burlar o processo de verificação de identidade representam 0,5% de todas as verificações rejeitadas pelo Liveness. Alguns deles envolvem fraudadores, enquanto outros estão se divertindo, vendo até que ponto um método maluco enganaria a verificação”, afirma Petrov.

De acordo com o especialista, como prova de vivacidade, o Liveness analisa os dados biométricos de uma pessoa usando algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) com alta precisão, proporcionando mais proteção ao cliente. “Dispensável dizer que o sistema nunca deixou passar nenhuma escultura, capa de revista ou gato pela verificação de identidade com sucesso”.

As principais maneiras de usar o Liveness da Sumsub incluem:

  • *KYC (sigla em inglês para conheça-seu-cliente). O Liveness é uma alternativa às verificações regulares de selfie/selfie+ID.
  •  
  • *Prevenção de fraude em pagamentos. A autenticação facial previne estornos, garantindo que o verdadeiro usuário realize a transação.
  •  
  • *Autenticação de dois fatores (2FA). Uma verificação biométrica adicional garante uma proteção de conta ainda mais confiável do que senhas ou códigos SMS.
  •  
  • *Detecção de contas duplicadas. O Liveness pode dizer se um usuário já foi visto antes, impedindo que caçadores de bônus criem várias contas para explorar ofertas de inscrição, promoções, planos de preços etc.
  •  
  • *Confirmação de ações do usuário. O Liveness garante que o verdadeiro usuário inicie transações, exclusão de contas ou outras etapas importantes.
  •  
  • *Segurança de entradas físicas. A tecnologia biométrica também pode ser usada para controlar o acesso a portas, portões e outros pontos de entrada.

A plataforma, diz Petrov, une verificação de usuários e negócios, monitoramento de transações, prevenção de fraudes e soluções de gerenciamento de casos em um único painel. “Ao realizar verificações cruzadas dos dados do usuário em todas as etapas e consolidar um perfil de risco, a plataforma passa a combater a fraude durante toda a jornada do usuário. Isso é feito em vários idiomas, de acordo com as regras de cada país”.

 

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br