Notícias

EMPRESAS - Ferramenta que administra banco de dados será praticamente obrigatória em 2013

03/12/2012

Apesar de os orçamentos estarem encolhendo cada vez mais, a gestão do banco de dados, ou DBA (do inglês Database Administrator), tem sido encarada como item obrigatório nos investimentos para 2013. É muito comum que os projetos tenham início sem contar com um DBA, mas pouco provável que eles se sustentem por muito tempo sem esse tipo de gerenciamento, principalmente em companhias com alta volatilidade de informações, como instituições de ensino e de saúde, sistemas financeiros e operadoras de telefonia, entre tantos outros negócios.

Na opinião de Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center, em São Paulo, uma das grandes vantagens de se investir em DBA é contar com ferramentas eficientes para armazenar e recuperar dados, alterar configurações, fazer atualizações necessárias ou recomendadas, agendar backups, promover a recuperação de desastres de modo que nenhuma informação crítica seja perdida, monitorar o uso do sistema e o tempo de resposta, além de garantir desempenho máximo.

“Assim como nos filmes de mistério o mordomo é sempre o culpado, o banco de dados também é o suspeito número um quando há problemas de natureza tecnológica dentro das empresas. Sendo assim, o DBA deve contar com ferramentas essenciais para agir rapidamente numa situação crítica. Isto se dá, primeiramente, através de um monitoramento full time, capaz de detectar qualquer anormalidade e rapidamente avisar a equipe responsável pelo gerenciamento. Com acesso remoto às máquinas dos clientes (VPN), esses especialistas promovem ações corretivas sempre que necessário, a fim de manter disponíveis e eficientes os serviços de gerenciamento de informações”, diz Filadoro.

Além do monitoramento integral – que antecipa, detecta e corrige problemas – é fundamental que as empresas contem com serviços de suporte às atividades do banco de dados, como backup, simulação de desastre e recuperação, transporte de dados para outros sites, aplicação de softwares que mantêm o banco de dados sempre atualizado, implementação de políticas de segurança etc.

“Hoje, a grande vantagem é investir num DBA remoto. Além de todas as vantagens administrativas oriundas da terceirização do serviço, também se destacam: redução do orçamento de TI; aumento de produtividade da equipe interna; segurança de contar com atendimento 24x7x365; eliminação de problemas gerados por substituição, férias e faltas de funcionários; além de contar com um segundo ‘par de olhos’ para acompanhar, analisar e documentar o ambiente tecnológico da empresa”, diz o executivo da Online Data Center.

Fonte: Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center, empresa que atua há quase 20 anos em TI, atendendo sempre as novas demandas de mercado e alinhando as necessidades dos clientes com novas e eficientes tecnologias disponíveis.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br