Notícias

Mais de 10 razões para integrar informações em saúde

04/05/2007

O setor de saúde pública e privada ganha cada vez mais importância no cenário nacional. Além de contribuir largamente com a geração de empregos, consome parte expressiva dos rendimentos do brasileiros. Mais da metade dos gastos com saúde é atribuída às famílias, que investem em assistência médica, remédios e procedimentos. Com maior expectativa de vida, o brasileiro vai consumindo mais serviços e forçando o Estado, os planos de saúde privada e os hospitais a buscar alternativas de atendimento mais eficiente.

Enquanto, na Europa, a população com mais de 65 anos tende a aumentar 40% entre 2010 e 2030, no Brasil a situação é mais alarmante. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que haverá um aumento de 51% da população acima de 65 anos no mesmo período e de quase 100% entre pessoas com mais de 80 anos.

“Pressionadas pelo aumento de demanda e pelos planos de saúde, as unidades de atendimento médico-hospitalar tendem a recorrer às tecnologias que permitam gerar maiores benefícios com menores investimentos. Nesse contexto, as soluções de gestão devem começar a ser implantadas aceleradamente entre os 7.500 hospitais nacionais”, diz Fred Arruda, diretor executivo da WPD (www.wpd.com.br).

Na opinião de Arruda, na medida em que os hospitais implantarem o prontuário eletrônico, os ganhos serão visíveis, já que a tecnologia permite que hospital, paciente e seguradora de saúde interajam de forma mais eficiente, com meios de armazenar o histórico de atendimentos, imagens diagnósticas e dados importantes dos tratamentos anteriores, como medicamentos prescritos ou informações clínicas.

“Com um sistema de saúde moderno e eficiente, em que não há necessidade de retrabalho, em que os tratamentos seguem um protocolo independentemente do médico ou hospital que prestou atendimento, em que a transmissão de informações garante maior agilidade e eficiência aos procedimentos administrativos, a população toda tende a desfrutar de melhor qualidade de vida”, diz o executivo – que aponta mais 10 benefícios de se adotar o prontuário eletrônico e outras soluções de gestão de saúde:

1. Com o prontuário eletrônico, elimina-se o volume excessivo de informações;
2. Problemas como dificuldade de armazenamento, multiplicidade de pastas, dificuldade de pesquisa coletiva e falta de padronização também são reduzidos drasticamente;
3. Acesso mais rápido e compartilhado às informações;
4. Eliminação da redundância de dados e pedidos de exames;
5. Melhor qualidade de atendimento. O sistema contempla atendimentos de emergência, ambulatoriais e internações, permitindo o acompanhamento de cada evento e garantindo uma visão detalhada da história clínica do paciente, como informações referentes à anamnese, cirurgias já realizadas, alergias, antecedentes pessoais e familiares, exames físicos e tudo mais que se julgar necessário;
6. Pacientes terão maior conhecimento e poder de decisão;
7. Encorajamento a uma nova relação entre médico e paciente;
8. Possibilidade de troca de informações entre hospitais;
9. Extensão de atendimento, viabilizando a segunda opinião médica independentemente de sua localização geográfica;
10. Igualdade de condições, em que todos têm acesso democrático às informações.■

Fontes: Fred Arruda, diretor executivo da WPD – Soluções Integradas para Gestão de Saúde

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br