Notícias

CIOSP 2016 - Saiba mais sobre Ortodontia Miofuncional

08/12/2015

Em Odontologia – assim como na Medicina – é comum as pessoas deixarem de buscar ajuda especializada para resolver um problema por não saberem, primeiramente, que se trata de uma disfunção ou de uma doença, e, em segundo lugar, por desconhecerem que existe tratamento. De acordo com o cirurgião-dentista Antonio Tavares Bueno Junior, que vai ministrar um curso sobre “tratamentos miofuncionais para todas as idades” durante o 34º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo – que acontece entre 27 e 30 de janeiro de 2016 no Expo Center Norte –, a Ortodontia Miofuncional se dedica à reabilitação de disfunções orofaciais que são responsáveis por 83% das doenças de bebês, crianças e adolescentes, como respiração bucal, deglutição atípica, bruxismo, alterações funcionais na articulação temporomandibular (ATM), ronco e apneia. Também as doenças respiratórias estão incluídas no escopo do tratamento, como asma, rinite e disfunções de sonorização (dislalia).

“O primeiro desafio é identificar as disfunções dos órgãos da face – maior causa de doenças orais e respiratórias. Depois, fazendo uso de técnicas bastante específicas, nossos esforços se darão no sentido de recuperar as funções musculares e restabelecer a mobilidade orofacial, favorecendo também o posicionamento da musculatura da cavidade oral e língua para maior estabilidade das funções dentais após um tratamento ortodôntico. Além do problema de base, quase sempre encontramos um desequilíbrio no alinhamento dos dentes e outras repercussões que predispõem o paciente até mesmo a doenças que podem levar à morte – como hipertensão, diabetes tipo II e infarto do miocárdio em 38% dos indivíduos respiradores bucais”, diz o especialista.

Na opinião do cirurgião-dentista, o melhor tratamento odontológico tem início no nascimento, começando com a verticalização na amamentação – que é a correta posição na alimentação do bebê, ao contrário da maioria que deita o bebê para amamentá-lo. “Isso tudo faz parte do amadurecimento das funções corretas da boca e nunca deve ser negligenciado pelos pais. Ao mínimo sinal de que a boca não está funcionando como se esperava, vale a pena consultar um profissional de Odontologia. Afinal, se a boca e o nariz não estão trabalhando como devem, todo o restante sofrerá as consequências no seu desenvolvimento. O importante é saber que a boca precisa funcionar corretamente e que um cirurgião-dentista pode contribuir muito para isso acontecer, já que a fisiologia da boca é nosso foco de estudo”.

Bueno explica que problemas funcionais da boca podem causar obstrução das vias aéreas superiores e levar algumas pessoas a adotar a respiração ‘pela boca’. “Esse comportamento costuma iniciar desde a primeira mamada e pode resultar no desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária. Mas também pode haver outros desdobramentos, como sorriso gengival, dentes tortos, gengivite e mau hálito. Por isso, crianças e adolescentes com problemas de sinusite, rinite e alergias devem recorrer a um médico de imediato e, na sequência, a um cirurgião-dentista especialista em ortodontia miofuncional para evitar esse tipo de doença que tem origem na disfunção da boca e do nariz”.

Outro problema muito comum entre adultos, mas que vem aumentando consideravelmente entre crianças e adolescentes, é o bruxismo. Sua origem está na diminuição do fluxo de saliva pelos que respiram pela boca. Vale dizer que a saliva é a parte mais importante da boca, já que mantém o processo imunológico equilibrado na mucosa e evita, assim, várias doenças do aparelho digestivo e respiratório. Quem está sempre apertando ou rangendo os dentes, quer seja durante o sono, quer seja durante o dia, sem perceber, está mais vulnerável a sofrer desgaste em determinados pontos do esmalte e da dentina, além de retração gengival, pondo em risco não só o sorriso, como o formato do rosto também.

“A dor na ATM pode desencadear dor generalizada na face, dor de cabeça, dor de ouvido, perturbações no sono, ronco e apneia, tensão e rigidez nos ombros – sintomas comuns em casos de bruxismo. Nesse caso, um tratamento ortodôntico miofuncional poderá diminuir ou mesmo acabar com esse hábito, sem necessidade de medicamentos”, diz Bueno. De acordo com o especialista, disfunções da boca e nariz podem ter origem em maus hábitos que deveriam ser inibidos desde a infância. “O correto é a respiração nasal, que consiste no ato de inspirar e expirar pelo nariz. O respirar pela boca é somente coadjuvante. Novamente, problemas respiratórios exercem papel importante no agravamento do quadro, bem como o mau posicionamento dos dentes. Neste caso, é importante consultar um cirurgião-dentista para obter o correto diagnóstico e a indicação de um tratamento miofuncional para melhorar a qualidade de vida do paciente”.


SERVIÇO:
34º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo
Aula “Tratamentos miofuncionais para todas as idades”,
com Dr. Antonio Tavares Bueno Junior
Dia 29/1/2016, das 11h30 às 13h30h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Confira a grade dos dias 27 a 30/1/2016 em www.ciosp.com.br

Fonte: Dr. Antonio Tavares Bueno Junior, membro da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (www.apcd.org.br) e palestrante do 34º CIOSP (www.ciosp.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br