Notícias

Evento promove rotas turísticas do Piauí, destino de quem se rende às surpresas da natureza

29/05/2007

Entre os dias 12 e 17 de junho, a terceira edição do Piauí Sampa – Terra do Sol na Terra da Garoa, evento que promove maior interação comercial, artística e cultural entre os estados de Piauí e São Paulo, promete conquistar os paulistanos com rotas turísticas inusitadas e ainda pouco exploradas.

Instalados no Espaço Atrium Azul do Shopping Center Eldorado, que costuma receber 33 mil visitantes por dia, agentes de turismo estarão prontos para descortinar cenários arqueológicos e praias em que somente a areia separa o mar do sertão.

De acordo com Gilson Vasconcelos, gestor de Turismo do Sebrae-PI, quem vai ao Piauí percebe que, diferentemente de outras regiões, os lugares mais interessantes à visitação têm acesso facilitado por rotas que podem ser percorridas de carro, de barco ou até mesmo a pé.

“O Delta do Parnaíba, o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Capivara são algumas das paisagens extraordinárias do Piauí que podem ser conhecidas por meio da Rota das Águas e do Caminho das Pedras, passeios guiados que partem de Teresina com destino ao litoral, no Delta do Parnaíba”, diz Vasconcelos.

A Rota das Águas oferece aos turistas a oportunidade de conhecer o surpreendente potencial aqüífero do Nordeste: rios, fontes permanentes de água, represas, lagos, além de fazendas e cidades históricas, passando pelo Parque Nacional de Sete Cidades – que guarda um sítio arqueológico –, pela Cachoeira do Urubu – com quedas de até 12 metros –, chegando ao Delta do Parnaíba.

Já o Caminho das Pedras tem um enfoque mais histórico, passando pelo município de Pedro II – também conhecido como “Cidade das Opalas”, por abrigar a segunda maior mina dessa pedra preciosa – e pelo Parque Nacional da Capivara – com um acervo arqueológico formado por milhares de inscrições rupestres pré-históricas gravadas em paredões de rocha.

Durante o Piauí Sampa 2007, muitos outros destinos interessantes serão apresentados, como a Serra das Confusões – que muda de cor no transcorrer do dia – e os Poços Jorrantes de Cristino Castro – que chegam a atingir 60 metros de altura.●

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br