Notícias

Você sabia que, mesmo nesta época do ano, o sol pode comprometer o sucesso da cirurgia plástica?

01/06/2007

Muita gente passa por diversos procedimentos cirúrgicos e percebe, depois de um tempo, que ficou com manchas permanentes na pele, principalmente nas pernas. De acordo com o cirurgião plástico Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o sol é o principal causador do aparecimento de equimoses (manchas roxas) – o que pode acontecer também depois de cirurgias estéticas e reparadoras, principalmente em intervenções na face e abdome.

“Além de o excesso de sol contribuir com o inchaço, fazendo com que a região operada leve mais tempo para voltar ao normal, pode acabar fixando manchas na pele que dificilmente são removidas”, diz o cirurgião plástico.

Segundo Jan Bloch, o sangue que se espalhou pelos tecidos da pele durante a cirurgia, gerando manchas roxas, pode ter sua pigmentação fixada pelo sol em caso de o paciente negligenciar as recomendações do pós-operatório e se submeter à exposição solar sem fotoproteção.

“É importante ressaltar que o risco não se restringe somente às estações mais quentes. É justamente aí que as pessoas se prejudicam, porque, durante o outono e o inverno, é comum os pacientes julgarem desnecessário tantos cuidados com relação à fotoproteção. Esquecem que, embora mais amenos, os raios solares continuam agredindo a pele, podendo levar ao aparecimento de manchas que podem se tornar permanentes”, diz o especialista – ressaltando que esses cuidados são obrigatórios não apenas em caso de cirurgias plásticas, mas de qualquer procedimento cirúrgico.■


Fonte: Dr. Robert Jan Bloch, cirurgião plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br