Notícias

Aprenda a preparar o verdadeiro “capote” piauiense

05/06/2007

Por mais que se pense que a carne de caprinos seja ‘o forte’ do Piauí, uma das principais especialidades gastronômicas do estado é o ‘capote’, também conhecido como galinha d’angola. Tanto que há restaurantes especializados no preparo da ave, que pode ser saboreada ao molho, frita ou misturada com arroz.

Por ocasião da terceira edição do Piauí Sampa – Terra do Sol na Terra da Garoa, evento que promove maior interação comercial, artística e cultural entre os estados de Piauí e São Paulo, entre os dias 12 e 17 de junho acontecerá o Festival Gastronômico Piauí Sampa 2007, quando o Chef Naim (piauiense que reside há muitos anos em SP) apresentará os verdadeiros sabores da ‘Terra do Sol’.

Para quem ama a culinária e quer aprender a preparar um delicioso prato típico do Piauí, aqui está uma receita especial e fácil de fazer:

ARROZ COM CAPOTE
Ingredientes:
1 capote, ½ kg de arroz agulha, 1 tomate grande, 1 pimentão pequeno, 1 cebola média, cheiro-verde e 1 pimenta de cheiro.
Modo de fazer:
Abafa-se o capote por uma hora, temperado com sal e picados o pimentão, a cebola e o tomate. Deve ser cortado pelas juntas. Refoga-se o capote em bastante gordura, para que o arroz fique solto, colocando-se água suficiente para cozinhá-lo. Ferve-se a água para o arroz, lavando-o bem antes. Após a fervura, juntar na mesma panela o arroz, o capote e 1 pimenta de cheiro cortada ao meio. Verificar, com a colher de pau, se o arroz está solto, acrescentando por último o cheiro-verde.

***Se o seu programa preferir agendar uma participação do Chef Naim, ensinando a preparar Carneiro com Leite de Coco, Paçoca, Frito de Capote, Arroz Maria Isabel ou Carne de Sol com Manteiga da Terra e Pirão de Leite, basta fazer contato.

Com apoio da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), seis restaurantes vão participar do Festival Gastronômico Piauí Sampa 2007: Canto Madalena, Brasil a Gosto, Mateus Bar e Restaurante, Livorno (Lapa), Consulado Mineiro e São Judas – Demarchi. Galinha Caipira, Carneiro ao Molho e Paçoca são algumas das delícias que serão oferecidas no jantar. A partir de 6 de junho, a programação estará disponível no site www.piauisampa.com.br.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br