Notícias

Trabalho x Saúde - 90% dos acidentes ocupacionais que comprometem a visão poderiam ser evitados

13/06/2007

Acidentes de trabalho estão entre as principais causas da perda de visão temporária e permanente em todo mundo. Segundo a Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira, dos Estados Unidos, 90% dos incidentes seriam evitados com o simples uso de equipamentos de proteção adequados.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, dos 410 acidentes oculares que ocorrem diariamente em todo o país, 25 são irreversíveis. A falta de uso de equipamento de segurança, principalmente óculos de proteção, continua sendo um dos principais problemas.

“Profissionais que lidam com instrumentos pontiagudos estão sempre muito expostos, como metalúrgicos, marceneiros, funcionários da construção civil ou da indústria automotiva. Estilhaços de vidro, lascas de madeira, minúsculas partículas de metal ou plástico, pregos ou qualquer outro material perfurante podem causar sérios danos ao globo ocular, transpassando o tecido”, diz o médico oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Acidentes com produtos químicos e queimaduras por solda também estão entre os mais registrados. Segundo Neves, ainda que a vítima tenha sido ferida apenas na parte externa do olho, deve buscar socorro médico imediatamente. “Sintomas como ardência, vermelhidão, fotofobia, embaçamento ou diminuição da visão, visão dupla, sensação de corpo estranho, halos coloridos ao redor da luz e contrações repetidas das pálpebras podem surgir algumas horas depois do incidente. É sempre recomendável consultar um oftalmologista”.

O especialista recomenda lavar o olho com soro fisiológico ou água corrente em abundância imediatamente após o acidente. “Em caso de contusão, compressas geladas são aconselhadas, mas sem massagear ou pressionar o local. Ferimentos maiores devem ser cobertos com gaze, para evitar os riscos da exposição, até a avaliação médica.”

Aprenda a prevenir acidentes oculares no trabalho:

• Óculos com lentes de segurança (podendo ser feitos com a correção ótica adequada) e demais equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser utilizados sempre que a atividade oferecer risco à saúde ocular;
• O local de trabalho deve ser bem ventilado e com boa iluminação – de preferência com lâmpadas incandescentes;
• Os equipamentos de trabalho devem ter manutenção freqüente, a fim de atuar da maneira correta e não causar transtornos inesperados;
• Feche os olhos por um período de quinze minutos no meio do dia;
• Garanta uma boa hidratação do corpo e, sempre que necessário, pingue lágrimas artificiais para lubrificar o globo ocular;
• Consulte um especialista quando sentir qualquer distúrbio na visão.

“Não se deve esquecer, também, as consultas periódicas ao oftalmologista de confiança. Até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, esse período cai para dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais”, diz Neves.

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br