Notícias

Ninguém envelhece por igual

11/07/2007

Especialista explica como os preenchimentos podem rejuvenescer
e até reconstruir o rosto de pessoas mutiladas

Estudo divulgado no jornal da American Society of Plastic Surgery revela que o rosto humano é composto por diferentes compartimentos de gordura que, evidentemente, reagem ao envelhecimento de modo nada uniforme.

Na opinião do cirurgião plástico Marco Túlio Junqueira Amarante, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ao contrário da crença popular de que a força da gravidade afeta a face humana por igual, cada pessoa tem regiões no rosto (e no corpo) com maior concentração de gordura. “Essa massa é que tende a ‘pesar’, com o tempo, criando ‘bolsas’ e depressões que resultam em uma expressão envelhecida”.

Uma vez que as áreas mais importantes da face são testa, olhos, bochechas e boca, Amarante diz que o rosto jovem se caracteriza pela suave transição entre esses ‘compartimentos’. “Conforme envelhecemos, essas áreas perdem ou ganham volume, reposicionando os compartimentos e alterando o contorno e a expressão como um todo. Cabe ao cirurgião plástico definir quais os pontos-chave do rosto que serão beneficiados com os preenchimentos, voltando os ponteiros do relógio”.

Segundo o especialista, entender exatamente como cada pessoa envelhece e como os preenchimentos podem reestruturar um rosto é fundamental para ajudar vítimas de acidentes ou pacientes que se submeteram a cirurgia em virtude do câncer.

Fonte: Dr. Marco Túlio Junqueira Amarante, mestre e doutor em Cirurgia Plástica
e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.marcotulioja.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br