Notícias

Crianças e adolescentes se acidentam mais nos acampamentos e hotéis

11/07/2007

Julho é mês de férias escolares, quando muitos jovens passam a temporada em hotéis e acampamentos. É quando crianças e adolescentes trocam os pais pelos ‘monitores’ – jovens que se desdobram para entreter suas turmas. Com um intenso programa de atividades físicas e recreativas, as lesões tendem a aumentar.

De acordo com o médico ortopedista Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva, antes de tudo é preciso aprender a prevenir as lesões. E isso serve para monitores, professores de educação física, pais e filhos. “O monitor deve analisar os riscos de cada exercício proposto, do ponto de vista físico e psicológico. Participantes que levam uma rotina sedentária são mais propensos a traumas graves.”

Lage diz que é fundamental fazer alongamentos antes e depois de cada atividade física, conhecer bem as regras do esporte ou atividade que será praticada e, finalmente, usar os equipamentos de proteção apropriados – como capacete, joelheiras, protetores de ombros, tornozelo e boca.

O especialista aponta as lesões que mais acometem os jovens nas férias:
1. Entorse – “É o movimento de uma articulação além do que os ligamentos podem suportar, resultando em lesões ligamentares”.
2. Contusão – “Trata-se de um trauma ou uma batida violenta em qualquer parte do corpo, podendo causar ruptura das artérias e veias locais, assim como esmagamento muscular. Com isso, haverá a formação de um hematoma e inflamação local”.
3. Luxação – “É o deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos. Esse “desencaixe” é muito doloroso e requer tratamento especializado de urgência para se realizar a redução cirúrgica ou não-cirúrgica da articulação”.
4. Fratura – “É a perda da continuidade de um osso, podendo apresentar desvio ou não, podendo ser visível ao raio-X ou não. Quando a atividade física é excessiva, pode ocorrer uma fratura por estresse – que pode demorar para ser diagnosticada”.
5. Estiramento ou distensão – “Ocorre quando as fibras musculares alongam-se além do seu comprimento normal”.
6. Cãibra – “É a contração involuntária e dolorosa do músculo”.
O ortopedista aponta o que fazer após uma lesão. “A compressão de gelo na área afetada, durante 15 minutos a cada duas horas, controla o edema (inchaço) e o homatoma. A criança ou adolescente deve permanecer em repouso, a fim de que a estrutura lesada doa menos. Elevar o membro afetado favorece o retorno do sangue venoso, evitando reação inflamatória. Por fim, em caso de dor persistente, buscar o pronto-atendimento mais próximo”.

Fonte: Dr. Lafayette Lage, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, especialista em Medicina Esportiva pela UNIFESP; Fellow Honorário da Universidade de Cambridge – Inglaterra.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br