Notícias

Diabéticos podem enfrentar dificuldades para ter filhos

11/07/2007

Estudos recentes, realizados na Queen’s University, em Belfast (Reino Unido), revelaram que o diabetes vai afetar cada vez mais os homens antes e durante seus anos reprodutivos. Coordenada pelo doutor Ishola Agbaje, a pesquisa aponta a obesidade e a dieta alimentar como os fatores-chave para o aumento do diabetes tipo 2, que normalmente começa na fase adulta. Os mesmo fatores também têm contribuído para um aumento de 3% ao ano do diabetes tipo 1, que geralmente é diagnosticado na infância e adolescência.

“Testes de DNA com espermatozóides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso, que pode provocar a infertilidade masculina, problemas de gestação e abortos espontâneos, principalmente quando o paciente não sabe que está diabético”, diz a doutora Silvana Chedid, chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa (SP).

Segundo a médica, o aumento da doença no Brasil também preocupa os especialistas em Medicina Reprodutiva. “O diabético costuma apresentar uma significante redução no volume de sêmen. Em cada seis casais em que um dos cônjuges é portador de diabetes tipo 2, pelo menos um precisa recorrer a um especialista para engravidar. Sem mencionar outros fatores que podem contribuir negativamente, como o consumo de álcool e fumo”.●


Fonte: Dra. Silvana Chedid, ginecologista especialista em Medicina Reprodutiva, diretora da clínica Chedid Grieco (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa, em SP.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br