Notícias

Maternidade aos 50 e poucos anos

24/07/2007

Novela da Globo reacende polêmica: é seguro
ter filhos na pós-menopausa?

Quem acompanha a novela Paraíso Tropical, da TV Globo, se surpreendeu não só com a volta de Ana Luísa (Renée de Vielmond) e Lucas (Rodrigo Veronese), mas com o fato de o rapaz confessar que quer um filho. Apesar de eles tenderem mais para o lado da adoção, o fato de a personagem já ter passado dos 50 anos não a impediria de ficar grávida. É o que afirma a especialista em Medicina Reprodutiva, Silvana Chedid.

“Quanto mais o tempo passa, novas tecnologias permitem que a mulher engravide com idade cada vez mais avançada. Se algum tempo atrás era muito arriscado ter um filho aos 40, hoje esse limite está bastante elástico. É possível uma mulher beirando os 60 anos engravidar, desde que ela receba acompanhamento durante toda a gestação e não seja portadora de doenças graves, como cardiopatias, hipertensão arterial e diabetes”, diz a médica.

Segundo a doutora Silvana, no período pós-menopausa não há mais produção de óvulos. Mas, a mulher consegue engravidar através da doação de óvulos de uma mulher mais jovem, que serão fertilizados in vitro pelos espermatozóides no parceiro e depois implantados no útero da paciente.

Para a especialista, o relógio biológico do ovário difere do relógio biológico do aparelho reprodutivo, basta que haja um monitoramento cuidadoso durante o pré-natal. “Estudos indicam que, quanto mais passa o tempo, maior é a predisposição feminina para cesarianas, desenvolver diabetes gestacional ou mesmo hipertensão arterial. Com relação a outros sintomas, nada que não sejam naturais à sua faixa etária”. ■


Fonte: Dra. Silvana Chedid, ginecolista especialista em Medicina Reprodutiva, diretora da clínica Chedid Grieco (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa, em SP.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br