Notícias

Como evitar bolhas nos pés?

03/08/2007

Depois das férias, é comum apresentar bolhas nos pés. Isso porque as pessoas costumam relaxar tanto, que até se esquecem dos riscos de jogar bola descalças ou correr com tênis que foram desenvolvidos para outra finalidade. “As bolhas podem surgir em qualquer lugar, embora sejam mais comuns nos pés e nas mãos. Normalmente, interferem na função do membro afetado e provocam sensação de dor”, diz o doutor Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva, da Clínica Lage Ortopedia de Ponta.

Segundo Lage, as bolhas se desenvolvem quando a pele foi friccionada o suficiente para separar a camada mais externa (epiderme) da camada que a suporta (derme). “Elas normalmente ficam preenchidas por um fluído claro, mas podem ser preenchidas por sangue no caso de algum pequeno vaso da derme se romper e sangrar”.

A fim de impedir o aparecimento das bolhas, os calçados devem se acomodar perfeitamente. “Nunca saia de uma loja acreditando que o calçado ficará mais confortável depois de ser ‘amaciado’. Ele devem ser confortável desde o primeiro dia. O uso de curativos do tipo ‘Band-Aid’, dois pares de meias, protetores de calos, talcos, e meias secas e limpas irão impedir a formação da maioria das bolhas”, diz o médico.

Para quem duvida, Lage confirma que produtos como óleo mineral, propileno glicol, silicone líquido, parafina líquida e até sebo (gordura animal) “realmente funcionam por até três horas, dependendo da atividade física, mas devem ser usados em casos extremos, como nos atletas”.

O especialista explica que, se uma bolha é pequena e não incomoda, ela pode ser deixada fechada. Já se ela é grande e dolorida, então pode ser drenada e, se necessário, o tecido da bolha pode ser ressecado com uma tesourinha bem limpa (por exemplo, flambada no álcool), a fim de evitar contaminação.

“Ao se ressecar a pele, a derme estará exposta e poderá se tornar infectada. Para evitar complicações, o melhor a fazer é passar um creme cicatrizante associado a antibiótico. Atividades que podem agravar as bolhas devem ser evitadas, sendo necessário um tempo de repouso entre cinco e 15 dias para que a cicatrização ocorra. Em caso de muito inchaço ou vermelhidão, é aconselhável consultar inicialmente um dermatologista ou um especialista em medicina esportiva”, diz Lage.

Fonte: Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista especialista em Medicina Esportiva e Quadril,
diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br