Notícias

Nariz bem feito é preferência entre Brasileiros

20/08/2007

Enquanto cientistas investigam se o nariz é mais um órgão dos sentidos ou trata-se de órgão sexual, conforme estudo publicado na revista científica Nature, a verdade é que ele tem motivado cada vez mais pessoas a recorrer à cirurgia plástica. De acordo com a American Society of Plastic Surgeons (ASPS), em 2006 a rinoplastia (307 mil) superou o número de lipoaspirações (303 mil), perdendo apenas para o aumento da mama (329 mil). Segundo especialista, a tendência se repete no Brasil, onde acontecem cerca de 700 mil cirurgias plásticas por ano.

“Na última pesquisa realizada para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pelo Instituto Gallup, em 2003, a cirurgia plástica do nariz vinha logo atrás das cirurgias da mama e da lipoaspiração, sendo que 13% dos pacientes tinham entre 15 e 18 anos. No último ano, entretanto, pudemos sentir um aumento no volume do procedimento”, diz o cirurgião plástico Marco Túlio Junqueira Amarante, membro titular da SBCP.

Amarante diz que é muito comum os adolescentes e adultos jovens se queixarem do tamanho do nariz, do formato (ponta arredondada demais, fina, arrebitada), ou julgar que o nariz é ‘caído’ ou largo demais.

“Quando a giba, aquele ossinho do dorso nasal, é muito pronunciada, acaba comprometendo a auto-estima da pessoa, que cresce em meio a brincadeiras jocosas e apelidos como águia ou tucano. Também é motivo de angústia o formato da ponta do nariz, que hoje em dia pode ser facilmente resolvido com os enxertos de cartilagem que melhoram o contorno nasal”, diz o especialista.

Segundo Amarante, a rinoplastia é o procedimento cirúrgico mais delicado e detalhado da cirurgia plástica, já que as incisões internas nas narinas se baseiam na experiência tátil do cirurgião. Daí a necessidade de se optar por um profissional com título de especialista. O procedimento leva em torno de uma hora, é realizado com anestesia local e sedação ou com anestesia geral, necessitando de internação clínica de um dia.

“É incomum ter dor significativa no pós-operatório. Novas técnicas têm permitido uma redução considerável da dor, além da diminuição do inchaço e das manchas roxas sob os olhos durante o pós-operatório”, diz o cirurgião plástico. Outra boa novidade é que o ‘tampão’, tão temido pelos pacientes, está praticamente sendo abandonado. “O uso do tampão é restrito aos casos em que se realiza rinoplastia e septoplastia juntas, a fim de corrigir desvios de septo. Nesse caso, utilizamos um tampão com um tubinho acoplado, justamente para permitir ao paciente respirar um pouco pelo nariz”, diz.

A recuperação da rinoplastia é tranqüila, exigindo 24 horas de repouso absoluto e uma semana de repouso relativo, quando o paciente deverá usar o nasal splint – material de resina que substitui o antigo gesso e permite tomar banho no dia seguinte à cirurgia. Segundo o especialista, o paciente pode retomar as atividades normais gradualmente. “A pessoa está liberada para praticar atividades que aumentam a pressão sangüínea, como natação, corrida, ou ainda relações sexuais, somente depois do primeiro mês de resguardo. Resultados mais definidos podem ser esperados depois de seis meses”. ■


Fonte: Dr. Marco Túlio Junqueira Amarante, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.marcotulioja.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br