Notícias

Tratamento odontológico combate mau colesterol e doenças do coração

04/09/2007

Estudo divulgado na revista americana Southern Medical Journal revela que os cuidados com a saúde bucal podem alterar os níveis de colesterol total e LDL – considerado o colesterol ruim. O tratamento periodontológico é visto como uma estratégia eficiente na redução dessas substâncias.

“Quem não adota higiene bucal adequada e costuma adiar o tratamento dentário está muito mais sujeito à doença periodontal, que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes. A associação entre tratamento dentário adequado e níveis mais baixos de colesterol faz sentido. Vale ressaltar que as cáries, inflamações ou infecções na gengiva são doenças bucais e podem influenciar vários órgãos, inclusive o coração”, diz o doutor Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, de Manaus (AM).

Dos 50 pacientes que foram divididos em grupos e submetidos ou não a tratamento odontológico, a avaliação do grupo que recebeu tratamento mostrou uma redução drástica nos níveis de colesterol total e ruim. Além disso, também se notou uma significativa redução dos sangramentos dentários. A periodontite é uma das principais causas de perda dos dentes entre os brasileiros.

Rezende alerta que algumas doenças cardíacas graves, como a endocardite bacteriana, podem ser provocadas por uma contaminação dos tecidos com bactérias provenientes de infecções da boca. “Pacientes portadores de alterações de válvulas cardíacas ou que tenham passado por transplante devem se submeter a controle odontológico rigoroso. A prevenção das infecções bucais é a melhor forma de evitar importantes problemas de saúde”, diz o especialista.

Pesquisas recentes indicam que infecções virais ou bacterianas também podem causar arterosclerose e acidentes vasculares, reforçando ainda mais a necessidade de se aumentar os cuidados com a higiene bucal.

Fonte:
Dr. Marcelo Rezende, cirurgião dentista e diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br