Notícias

Partido Federalista é contra extinção do Senado

05/09/2007

A proposta de extinção do Senado Federal, feita pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, recebeu duras criticas de Thomas Korontai, presidente do Partido Federalista. Berzoini afirma que o sistema unicameral (só a Câmara dos Deputados) reduzirá a desigualdade de representação dos estados.

“Não discordo de Berzoini na questão da desigualdade da representação política dos Estados no Congresso. Isso de fato deve ser revisto. Já com relação ao Senado, ele é parte essencial do sistema federalista. É a Casa dos Estados na Federação. O que precisamos é transformá-lo em um Conselho Consultivo e Fiscalizador dos atos dos Poderes Públicos, retirando sua prerrogativa de criar leis”, diz Korontai. O Partido Federalista também propõe redução do número de senadores para apenas um representante por Estado.

“Internamente, até o senador petista Tião Viana criticou essa proposta que joga por terra o federalismo. A proposta de Berzoini é preocupante e revela o lado autoritário de parte importante do PT e seu projeto centralizador. Precisamos de um Senado forte e enxuto que garanta o respeito aos Estados federados”, conclui Korontai.

Os federalistas combatem a centralização do governo federal e defendem a autonomia política, administrativa, tributária, legislativa e judiciária dos Estados e municípios. O programa do partido também prevê o fim de qualquer tributação das empresas.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br