Notícias

Mamilos invertidos: cirurgia plástica resolve o problema

12/09/2007

Constrangimento na vida sexual e desconforto
na amamentação estão com os dias contados

O problema é mais comum do que pensam as mulheres e causa certos constrangimentos na vida sexual, além de desconforto ou mesmo infecções durante a amamentação. A boa notícia é que os mamilos invertidos – que podem ter uma cavidade no bico do seio ou parecer que ele está dividido em dois – podem ser corrigidos com cirurgia plástica.

De acordo com o doutor Marco Túlio Junqueira Amarante, mestre em Cirurgia Plástica, é grande o número de mulheres que desconhece ser um problema de fácil correção. “A causa da inversão dos mamilos é, geralmente, congênita, apresentando encurtamento de um ou mais ductos de leite que seguem pelo tecido mamário até o bico. Há casos, também, em que o problema é resultado de uma infecção ou de alguma cirurgia anterior”.

Amarante diz que a cirurgia é rápida, sob anestesia local e requer internação de apenas um dia. “Existem técnicas específicas para mulheres que não amamentaram e para as mamães. Em quem já amamentou, é feita uma incisão de quatro milímetros na raiz do mamilo e os ductos retraídos são seccionados”.

Segundo o cirurgião plástico, quem pretende amamentar passa por outro tipo de procedimento. “É feito um corte superficial de pele em forma de losango mínimo (pontos norte, sul, leste e oeste), sem atingir os ductos que serão utilizados no futuro. Os mamilos ficam projetados, ganhando uma aparência mais natural”. Amarante diz que e a paciente pode voltar às atividades normais em menos de um mês, na maioria dos casos.

Fonte: Dr. Marco Túlio Junqueira Amarante, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.marcotulioja.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br