Notícias

Dieta antes, tratamento de infertilidade depois

19/09/2007

Pesquisadores espanhóis revelam que endométrio
de mulheres ‘cheinhas’ é mais vulnerável


Pesquisadores da Universidade de Valência, na Espanha, revelaram que o endométrio – tecido que reveste a parede do útero – de mulheres com sobrepeso ou obesas costuma apresentar problemas relacionados à fertilidade.

Coordenados pelo doutor Jose Bellyer, os médicos avaliaram 2.656 mulheres em tratamento de fertilização com doação de óvulos. Todos eram provenientes de doadoras com faixa de peso normal. Em torno de 45,5% das pacientes em tratamento e que tinham índice de massa corpórea normal, engravidaram dentro de um período de 20 semanas, contra 38,8% das pacientes mais ‘cheinhas’ ou obesas. “O papel do endométrio parece ser pequeno, mas não tão insignificante a ponto de não tomarmos providências”, diz Bellyer.
De acordo com a ginecologista brasileira Silvana Chedid, especialista em Medicina Reprodutiva, mulheres obesas têm mais dificuldade para engravidar e estão mais propensas a sofrer um aborto. “O excesso de peso tanto pode surtir efeito nos ovários, onde os óvulos são produzidos, como no endométrio, onde são depositados os óvulos fertilizados. Além disso, o excesso de peso põe em risco a saúde da mãe e do bebê, podendo favorecer o surgimento de diabetes gestacional ou mesmo hipertensão”.
Alerta para o ‘papai gordinho’
Silvana Chedid chama atenção para vários estudos que comprovam que homens acima do peso têm espermas de pior qualidade, enfrentando dificuldades para ter filhos. “Em alguns casos, perder peso contribui para aumentar as chances de concepção. O problema se agrava quando, além de estar acima do peso, o homem tem mais de 40 anos e é fumante. Nesse ponto, a Ciência socorre, porque atualmente há métodos muito eficientes para tratar a infertilidade masculina”. ♠
Fonte: http://news.yahoo.com/s/nm/20070906/hl_nm/uterus_lining_dc;_ylt=ArdBQ.Ycd2eK3xW6dgyOTb7VJRIF

Dra. Silvana Chedid, ginecologista especialista em Medicina Reprodutiva, diretora da clínica Chedid Grieco (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa, em SP.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br