Notícias

Cuidado com o que você põe nos olhos

03/10/2007

Em nome da vaidade, muitos desconsideram os riscos oferecidos por maquiagens, lentes coloridas, decorativas, e até mesmo os óculos “baratinhos” vendidos por aí

Em termos de moda, já não se sabe mais o que inventar. Tanto que releituras de antigos estilos estão sempre nas vitrines e nos editoriais. Já no rosto, com exceção das inovações nos cabelos, os olhos são o principal foco. Maquiagens purpurinadas, lentes coloridas e decorativas e até aqueles óculos “baratinhos” que migraram de camelôs para quiosques em shopping centers se transformam em verdadeira “febre” de agora até o fim da próxima estação. Mas há que se tomar os devidos cuidados para que essa busca do impacto visual não acabe afetando a saúde dos olhos.

“Irritação nos olhos, vermelhidão, inchaço, coceira, conjuntivite e mesmo úlcera podem ser causados por um simples descuido em relação aos olhos. As lentes de contato coloridas e as decorativas, que por não serem corretivas são consideradas acessórios cosméticos, podem desencadear sérios problemas à visão daqueles que insistem em fazer a cor dos olhos combinar com suas roupas ou que julgam moderno usá-las para sair à noite”, diz o médico Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Segundo o oftalmologista, mesmo que as maquiagens apresentem o selo de “dermatologicamente testadas”, devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista. “Vale lembrar que usar maquiagem de outra pessoa é permitir a entrada de agentes causadores de irritações e até mesmo conjuntivites. Portanto, se for necessário retocar a maquiagem, leve a sua na bolsa. E muito cuidado com sombras, rímel e lápis com purpurinas e brocados, já que penetram mais facilmente dentro dos olhos e podem arranhar a conjuntiva”.

Quanto aos óculos de sol, que estão migrando das bancas de camelôs para quiosques em shopping centers, em grande variedade de cores e formatos, o especialista recomenda redobrar os cuidados para não cair na “pegadinha do preço”.

“Mais vale investir em bons óculos de sol, com fator de proteção contra raios ultra-violeta, que descansam e protegem a vista, do que ceder à tentação do modismo barato, causador de danos irreversíveis à visão”, diz Neves. Além de fazer uso de bons óculos de sol em qualquer circunstância, o médico recomenda lavar os olhos com bastante água durante o dia e pingar algumas gotas de lágrima artificial para limpar o globo ocular e prevenir doenças.

Fonte: Renato Neves, médico oftalmologista, diretor do Eye Care Hospital de Olhos

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br