Notícias

Refrigerante: inimigo número 1 dos dentes

03/10/2007

Perda da estrutura superficial é proporcional ao consumo
e pode ser irreversível

Tem gente que substitui água por refrigerante, influenciada pelos inúmeros comerciais de televisão e propagandas na mídia impressa. Essa tendência mundial tem preocupado os dentistas – “guardiões do sorriso perfeito” – que temem pelos ‘estragos’ sem volta.

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas avaliou os efeitos da ingestão de refrigerante na erosão do esmalte e da dentina (tecido que forma o corpo dos dentes) e revelou que, em função da freqüência de ingestão de refrigerante, a perda de dureza chegou a quase 30% para o esmalte e superou os 30% na dentina.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, a ingestão de refrigerantes em grande quantidade é a principal causa de ‘erosão dental’, que é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. “Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina é difícil e requer acompanhamento contínuo, além de ser um tratamento caro”.

Fontes:
Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, diretor da Smiling Dental Care
(www.marcelorezende.com)
Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br