Notícias

Botox perdeu efeito? É hora de recorrer à 'miectomia'

03/10/2007

A primeira vez que se recorre à aplicação da toxina botulínica é comum sentir uma reação de espanto até se acostumar. Por mais ‘caretas’ que você esteja acostumada a fazer, suas feições manterão a distinção de uma ‘lady’. Mas, depois de alguns anos recorrendo ao Botox ou similares, o efeito vai perdendo força e reduzindo o tempo entre uma e outra aplicação. O que fazer?

Na opinião do doutor Marco Túlio Junqueira Amarante, Mestre em Cirurgia Plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pode ser hora de recorrer à ‘miectomia’. “Não se trata de uma novidade, mas de um procedimento que vem ganhando adeptos, especialmente aqueles pacientes que vêm utilizando toxina botulínica há mais de três anos.”

Amarante diz que a miectomia retira parte da ação muscular. “Para tratar pés-de-galinha, fazemos a miectomia do músculo orbicular, localizado na lateral externa dos olhos”. Essa cirurgia pode ser combinada com a blefaroplastia, que elimina as bolsas de gordura sob os olhos, prolongando os efeitos do rejuvenescimento.

Segundo o especialista, para acabar com a expressão de zangado, é importante fazer a miectomia da região da glabela (entre as sobrancelhas) e levantar as sobrancelhas caídas. A anestesia empregada é local, com sedação, não necessitando de internação. “Os resultados começam a se destacar depois de duas semanas de pós-operatório”, diz o cirurgião plástico.

Fonte: Dr. Marco Túlio Junqueira Amarante, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.marcotulioja.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br