Notícias

Controle alimentar combate refluxo e queimação

06/11/2007

Azia e queimação são os sintomas mais comuns da doença do refluxo gastresofágico. A pessoa sente o retorno de parte do conteúdo do estômago para o esôfago, de forma espontânea ou desencadeada pela regurgitação – muitas vezes provocando engasgo, pigarro ou tosse forte. Embora seja uma doença multifatorial, uma das causas mais freqüentes é a flacidez da válvula anti-refluxo, localizada no esôfago.

De acordo com o doutor João Geraldo Simões Houly, Chefe da Clínica Médica do Hospital Santa Paula, além do tratamento clínico, medidas dietéticas e posturais são de grande importância, como ingerir pequenas porções de comida, mastigar bem os alimentos, elevar a cabeceira da cama e evitar dormir em seguida ao jantar. “Trata-se de uma doença crônica, que obriga o paciente a mudar o estilo de vida. Um dos fatores que mais provocam azia, refluxo e queimação é a alimentação. Já que todos temos de comer para nos manter em pé e ativos, o ideal é adotar uma alimentação controlada”.

Alimentos e bebidas que enfraquecem a válvula anti-refluxo:
 Chocolates e doces
 Condimentos (alho, cebola e pimenta)
 Café, chá preto ou mate
 Álcool e bebidas gaseificadas
 Alimentos gordurosos e frituras (maionese, azeite, queijo amarelo, leite integral, coco, palmito, abacate e amendoim)

Alimentos e bebidas que irritam o esôfago:
 Sucos e frutas cítricas
 Produtos à base de tomate
 Molho de pimenta

“Também é importante ingerir alimentos mais vezes ao dia e em porções menores, evitando que o estômago pressione a válvula anti-refluxo. Além disso, é preciso e controlar a velocidade com que se faz as refeições e evitar líquidos durante o almoço e o jantar. Comer depressa só agrava o problema. Experimente apoiar o garfo de volta na mesa enquanto mastiga cada porção de alimento”, diz o médico – lembrando que o vício do fumo piora ainda mais o quadro.

Fonte: Dr. João Geraldo Simões Houly, Médico-Chefe do Serviço de Clínica Médica, Medicina de Urgência e Terapia Intensiva do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br