Notícias

Maternidade: Quando e como voltar à boa forma?

19/11/2007

Dar à luz um bebê é um acontecimento marcante para quase toda mulher. Enquanto muitas encaram as transformações físicas numa boa, há quem não veja a hora de voltar ao corpo ‘de antes’. De acordo com o doutor Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, depois do período de resguardo, em que a mulher já está mais íntima de seu bebê e adaptada à rotina da amamentação, das trocas e passeios, a cirurgia plástica poderá ‘devolver’ o corpo que a paciente tinha antes de ficar grávida ou ainda melhor.

Vale ressaltar que nem todo peito cai, segundo o cirurgião. “Os seios começam a mudar logo no início da gravidez. É quando as glândulas produtoras de leite aumentam de volume. Durante a amamentação, elas encolhem e voltam ao tamanho normal. Algumas mulheres apresentam sobra de pele, por isso pensam que o peito caiu. Nesse momento, é possível optar por uma cirurgia plástica para retirar toda a sobra de pele e colocar as mamas no lugar, ou pelo implante de silicone, dando formas melhores aos seios”.

Com relação às novas formas e saliências do corpo, é possível recorrer à abdominoplastia. “Trata-se de um procedimento que não só retira o excesso de pele que muitas vezes custa a desaparecer, como também define os contornos do corpo feminino de acordo com as expectativas da paciente. A lipoescultura também é um recurso muito usado e apresenta ótimos resultados”, diz Bloch.

O cirurgião plástico aconselha às mamães insatisfeitas com seu corpo a conversar bastante com um cirurgião plástico antes de tomar qualquer decisão. “O lado mulher vai ter de entrar em acordo com o lado mãe, já que toda cirurgia impõe certas limitações, principalmente no primeiro mês de recuperação, tornando complicado até mesmo segurar o bebê por muito tempo no colo, por exemplo. Em minha opinião, a melhor hora é logo depois do primeiro aniversário do bebê”.

Fonte: Dr. Robert Jan Bloch, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br