Notícias

Proteja seus olhos enquanto trabalha

23/11/2007

Especialista alerta sobre os riscos
que podem comprometer a visão em locais de trabalho

A segurança ocular no ambiente de trabalho é foco de constante preocupação no exterior. Nos Estados Unidos, são registrados mais de dois mil afastamentos ao dia por conta de problemas de visão. No Brasil, apesar de tímido, há um movimento por parte dos médicos oftalmologistas em divulgar alertas que visam reduzir o número de lesões.

“É grande o número de atendimentos a pacientes que sofrem lesões durante o trabalho, principalmente traumas”, diz o doutor Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care. “Cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas se acostumassem a utilizar acessórios de segurança, como óculos especiais para a função que exercem. Principalmente aquelas que estão sujeitas a pó, faíscas, e ainda minúsculas partículas de metal, madeira ou plástico”.

Neves diz que funcionários da indústria automotiva ou da construção são os mais prejudicados e os que poderiam evitar o problema com mais facilidade. “Já temos, no mercado nacional, óculos de proteção para a maioria das ocupações industriais. Até mesmo professores deveriam usar óculos de proteção, para privar os olhos da poeira do giz e, inclusive, do excesso de luz fluorescente a que ficam expostos”.

A fadiga provocada pelo uso de computadores também é destacada pelo médico. “Chega um momento do dia em que a pessoa começa a sentir dificuldade para focar objetos e certo desconforto na vista. É importante observar alguns cuidados básicos, como:
• Nunca posicionar seu computador diante de uma janela, já que o excesso de luz na direção dos olhos terá efeito duplicado;
• Evitar trabalhar em local mal-iluminado. O contraste com a luz emitida pelo monitor faz muito mal à visão;
• Garantir um ambiente bem iluminado, de preferência com lâmpadas incandescentes;
• Procurar estabelecer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador, piscando várias vezes;
• Fechar os olhos por um período de quinze minutos no meio do dia;
• Garantir uma boa hidratação do corpo e, sempre que necessário, pingar lágrimas artificiais para lubrificar o globo ocular;
• Consultar um especialista quando sentir qualquer distúrbio na visão.”

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br