Notícias

Doença de idosos afeta milhares de crianças

24/01/2008

Que a artrite é uma doença muito comum em pessoas com mais de 65 anos, provocando inflamação, dor e inchaço, não é novidade. No Brasil, há 1,2 milhão de pessoas que sofrem de algum dos seus subtipos. O problema maior, e que exige cada vez mais preparo médico, é saber diagnosticar e tratar a doença em crianças. Não é incomum o diagnóstico apontar para dor de crescimento e não se adotar um tratamento para atenuar as dores que muitas vezes impossibilitam a criança até mesmo de ir à escola.

De acordo com o Center for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos há mais de 300 mil crianças sofrendo de algum tipo de artrite. “As pessoas pensam que artrite é doença da velhice. Mas sabemos que uma em cada 250 crianças americanas sofrem da doença”, diz Patience White, executivo da Arthritis Foundation.

De acordo com o doutor Lafayette Lage, ortopedista especialista em cirurgias de quadril e joelho, crianças em idade pré-escolar que sofrem de artrite enfrentam inúmeros problemas. “A começar pelo diagnóstico. A artrite está relacionada a 100 condições diferentes que causam dores nas juntas, sendo a artrite reumatóide juvenil a mais grave. Nesse caso, o sistema imunológico ataca os tecidos que revestem as juntas. É muito comum um pediatra não saber reconhecer a doença prontamente e encaminhar para o tratamento adequado”.

Lage diz que a maioria dos médicos, inclusive, sequer pensa em artrite ao examinar uma criança, já que o mito de ser um mal da terceira idade está bastante enraizado. “Às vezes, a criança passa por três ou quatro profissionais até chegar em meu consultório e receber o diagnóstico correto. E isso pode levar anos.”

O quadro costuma ser ainda mais grave quando o paciente está acima do peso ideal e ingere muitos alimentos ácidos. “Tudo o que se deseja é que a criança possa levar uma vida próxima ao normal. Os tratamentos convencionais incluem analgésicos, antiinflamatórios, fisioterapias, infiltrações e até mesmo cirurgias”, diz o especialista.

*Dr. Lafayette Lage é médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e Cirurgias de Quadril e Joelhos, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br