Notícias

Fuja da Síndrome Ocular do Executivo

20/02/2008

Muita atenção. Repare no local em que você trabalha. Há troca regular dos filtros do ar-condicionado? A iluminação da sua sala é boa? Se a resposta for não, você está predisposto à Síndrome Ocular do Executivo (SOE). Alto nível de estresse, poeira, poluição e tensão nervosa também podem causar ou agravar os sintomas.

“Negligência na conservação e limpeza do ar-condicionado pode desencadear não só doenças respiratórias, como oftalmológicas. O aparelho mal conservado pode provocar alergias e propagar infecções mais graves. Além disso, o equipamento usado em excesso pode ressecar os olhos”, diz o oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.
Dor de cabeça constante, ardência nos olhos, irritação e sensação de estar sempre com um cisco no olho são os problemas mais freqüentes da SOE. A doença também provoca incômodos, como presbiopia (vista cansada) e blefaroclonus, conhecido tremor involuntário nas pálpebras.
Evitar a Síndrome Ocular do Executivo não é difícil. Basta adotar alguns cuidados na limpeza das saídas do ar-condicionado, e cultivar hábitos diários que incluam técnicas de relaxamento ocular e utilização de umidificadores de ambientes sempre que o ar estiver seco. Pesquisas demonstram que relaxar os olhos durante o trabalho aumenta o rendimento profissional.
“Usuários de computador devem fazer várias pausas durante o dia e piscar seguidamente durante 15 segundos, pelo menos. Esse exercício ajuda na lubrificação ocular e protege a pessoa contra os agressores naturais, como a poluição”, diz Neves. O especialista também alerta para a importância das visitas periódicas ao oftalmologista e do uso de colírios que auxiliem na reposição da água das glândulas lacrimais.
Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos (www.eyecare.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br