Notícias

Implante Dental: computador ajuda a reconstruir ossos da face

03/06/2008

Recursos como banco de ossos e técnicas
de prototipagem aceleram resultados
Quando o assunto é implante dental, geralmente nos lembramos de alguém que perdeu um ou mais dentes acidentalmente, tendo de recorrer ao reimplante logo em seguida. Entretanto, a cirurgia de implante dental vem se tornando cada vez mais comum entre pessoas que perderam seus dentes há bastante tempo. O único problema que ainda assombra os pacientes é um ‘fantasma’ chamado ‘enxerto ósseo’ – necessário quando o osso não apresenta espessura ou altura suficiente para fixação das raízes metálicas artificiais.
De acordo com o doutor Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, “o implante dental oferece diversas vantagens em relação a qualquer outro tipo de tratamento para restabelecer o espaço do dente perdido, sendo a melhor opção para adultos saudáveis que se encaixem em uma dessas situações: perda de mais de um dente, ou mesmo de todos eles; problemas de mastigação; próteses mal adaptadas ou com problemas estéticos”.

Rezende explica que a nova tecnologia, aliada às facilidades de poder recorrer a bancos de ossos, tem resultado em procedimentos mais simples, com melhores resultados e rápida recuperação. “Antes, o paciente era encaminhado ao centro cirúrgico, onde um cirurgião plástico ou ortopedista extraía osso da bacia e entregava o material ao dentista – que ia cortando pedaços menores e esculpindo o osso até que se encaixasse da melhor forma possível no local a receber o enxerto. Era uma operação demorada e relativamente dolorida para o paciente”.

A novidade, segundo o especialista, é a associação da tecnologia de prototipagem ao procedimento. “Hoje, eu consigo determinar previamente a forma final do osso, utilizando avançados programas de computador e transformando as informações em uma réplica do osso do próprio paciente. Depois de fazer um molde em silicone, esse protótipo é enviado ao banco de ossos, onde o osso é modelado sob medida e entregue pronto para instalação no paciente. Trata-se de uma cirurgia bem mais rápida, que dispensa internação hospitalar e tem resultados que beiram à perfeição”.

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, de Manaus (AM)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br