Notícias

Julho: 'Cidade do Livro' abre suas portas

03/06/2008

Em julho, haverá 28 apresentações abertas ao público. O tema
deste ano é “O futuro do planeta”

Às vésperas de completar 11 anos, a Cidade do Livro anuncia a grande novidade de 2008: nas férias de julho, haverá 28 apresentações* abertas ao público. Normalmente, o espaço é aberto de março a dezembro exclusivamente para grupos escolares.

Com duas horas e meia de duração, este ano os projetos “Cidade do Livro” – para crianças entre três e oito anos – e “O Mistério da Editora Perdida” – destinado aos pré-adolescentes, entre nove e doze anos – estão trabalhando o tema “O futuro do planeta”, levando o público a pensar sobre a devastação do meio ambiente, a violência e o preconceito, e propondo atitudes positivas para um futuro melhor.

“A cada ano há uma nova temática, sempre associada ao incentivo à leitura e a um maior contato com os livros. Nossa proposta de abrir em julho para que os pais tragam seus filhos atende a um pedido das próprias crianças que, ou não puderam participar do passeio junto com a escola, ou gostariam mesmo de voltar com os pais. Aliás, é muito bom os pais participarem, porque estímulo e exemplo em casa são indispensáveis para criar o hábito da leitura nas crianças”, diz Cláudio Amadio, idealizador do projeto.

Enredo Kids

O prefeito da Cidade do Livro, preocupado com a destruição do planeta, pede ajuda ao cientista Doutor Cucalelé para ver como nossas ações atuais afetam o futuro. O cientista, então, cria uma máquina capaz de viajar no tempo e mostrar como, com pequenas mudanças de atitude, o futuro pode ser transformado. Em meio às maluquices de Cucalelé, a máquina não funciona direito e acaba transformando os personagens jovens em velhos e os velhos em jovens. O motivo do defeito é o sumiço da rebimboca da parafuseta, que é a peça principal da máquina. No meio de toda essa confusão, os visitantes vão aprender importantes lições. Há teatro de bonecos na Prefeitura, contador de histórias na Vila do Saber, atividades de reciclagem na Praça do Papel, lanche no Castelo das Delícias e oficina de arte na Bicholândia, além do Lava Rápido – com dicas de economia de água e higiene pessoal – e da Livraria, onde todos podem consultar diversos livros e adquiri-los.

Enredo Teens

Ao estilo do revigorado Indiana Jones, os visitantes são convidados a desvendar o Mistério da Editora Perdida, depois de alguns relatos sobre a existência do Fantasma da Leitura – que fez com que a editora fosse abandonada. Acontecimentos misteriosos levam o Prefeito da Cidade do Livro a convocar os visitantes para formar o grupo dos Caçadores da Editora Perdida. Eles contam com a ajuda do detetive Xérox Holmes, que é uma cópia do original. Após muitos sustos, busca por pistas e um plano mirabolante, o fantasma é capturado e o mistério solucionado. O projeto voltado aos pré-adolescentes estimula a percepção e o raciocínio lógico, além de mostrar as etapas da confecção de um livro. Os visitantes também são convidados a desempenhar papéis na representação da trama.



*Programação de Férias

5/7 (sábado) – 15h e 16h
12/7 (sábado) – 15h e 16h
17/7 (quinta-feira) – 10h, 14h e 15h
18/7 (sexta-feira) – 10h, 14h e 15h
19/7 (sábado) – 15h e 16h
24/7 (quinta-feira) – 10h, 14h e 15h
25/7 (sexta-feira) – 10h, 14h e 15h
26/7 (sábado) – 15h e 16h
31/7 (quinta-feira) – 10h, 14h e 15h
01/8 (sexta-feira) – 10h, 14h e 15h
02/8 (sábado) – 15h e 16h

Entrada: R$32,00 – com lanche e kit leitor* inclusos
(*brindes + revista Diário de Bordo)
PACOTE FAMÍLIA: R$90,00 a cada três ingressos
Endereço: Al. Afonso Schmidt, 877 – Santa Terezinha (Zona Norte)
São Paulo (SP)
Reservas antecipadas pelo telefone (11) 2977.8674 ou pelo site www.cidadedolivro.com.br

SOBRE A CIDADE DO LIVRO

Criada em agosto de 1997 por Cláudio Fernandes Amadio, a Cidade do Livro – que integra um grupo em conjunto com a Editora Rideel – tem a proposta de ser um passeio lúdico e educativo. Em um espaço de dois mil metros quadrados, totalmente projetado para associar diversão e cultura, os passeios monitorados acontecem entre março e dezembro. A projeção para 2008 é atender 1.200 escolas, 8.500 educadores e 80.000 alunos – o que representa um crescimento de 40% nos dois últimos anos. A Cidade do Livro conta com o patrocínio de grandes marcas, que buscam associar sua imagem a esse projeto educativo de grande valor.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br