Notícias

Stress afeta saúde bucal

27/06/2008

O papel dos dentistas em identificar sintomas de stress que podem agravar a saúde vem ganhando mais relevância. Doenças periodontais, dores faciais, dor na mandíbula, herpes labial, bruxismo, dor de cabeça e até mesmo insônia são alguns indícios de que o paciente necessita não só de um tratamento dental, mas de um acompanhamento médico ou psicológico.

“A boca denuncia o temperamento da pessoa. Depois de um exame detalhado e de chegar a um diagnóstico dos problemas orais, é possível identificar condições que devem ser tratadas por outros especialistas, a fim de evitar a repetição desses episódios. É o caso do stress e da depressão, por exemplo”, diz o doutor Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

De acordo com o especialista, as pessoas estressadas costumam cultivar maus hábitos, comprometendo a saúde bucal. “Indivíduos muito ansiosos ou estressados se descuidam da escovação e do uso do fio dental com mais freqüência. Além disso, apresentam maior tendência ao fumo, ao consumo de álcool e drogas. E esse comportamento é uma porta aberta às doenças periodontais, facilitando sangramentos, inflamações, infecções, aparecimento de cáries, doenças nas gengivas, lábios e língua”.

Rezende alerta que, em paralelo ao tratamento com o dentista, o paciente deve buscar ajuda de outros especialistas para equilibrar o estado emocional. “Exercícios físicos, alimentação balanceada, sono regular e atitude mental positiva são fundamentais para evitar que o stress volte a ameaçar a saúde”.

* Dr. Marcelo Rezende é cirurgião-dentista, especialista em implantes dentários, diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM), e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br