Notícias

Idosos 'pecam' ao descuidar da saúde bucal

08/07/2008

O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial. Dados do IBGE apontam que nos próximos 20 anos haverá 30 milhões de brasileiros na terceira idade, sendo que ficará cada vez mais comum atingir e ultrapassar os 85 anos. Os cuidados com a saúde bucal, então, passam a ser estratégicos do ponto de vista da prevenção de doenças.

“Enquanto alguns ainda têm uma idéia preconcebida da velhice, associando-a com a perda total dos dentes e, automaticamente, dispensando o idoso dos tratamentos dentários, a realidade vem apresentando um cenário totalmente distinto. As visitas regulares ao dentista são imperativas do ponto de vista da saúde geral do indivíduo”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

Rezende argumenta que mesmo quem tem poucos dentes naturais ou usa próteses não deve descuidar da saúde bucal. “Doenças como diabetes, hipertensão e obesidade afetam a saúde bucal, podendo resultar em complicações. Além disso, inúmeros medicamentos prescritos para o paciente idoso contêm substâncias agressivas aos dentes, facilitando o aparecimento de cáries.”

O especialista também ressalta que as cáries, inflamações ou infecções na gengiva são doenças bucais e podem influenciar vários órgãos, inclusive o coração. É o caso da ‘endocardite bacteriana’, uma infecção das válvulas do coração que pode ser provocada pela contaminação dos tecidos com bactérias provenientes de infecções da boca.

“Diversos estudos têm mostrado que a prevenção das infecções bucais é um importante meio para evitar problemas de saúde, como aterosclerose, acidentes vasculares, doenças pulmonares e, principalmente, o câncer bucal”, diz Rezende.

Fonte: Dr. Marcelo Rezende é cirurgião-dentista, especialista em implantes dentários,
diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM), e membro da Sociedade Brasileira
de Odontologia Estética.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br