Notícias

Aeroportos não garantem segurança da sua empresa

08/07/2008

Os avanços tecnológicos têm levado um número cada vez maior de executivos a carregar o trabalho de um lado ao outro da cidade e do mundo. No ano passado, as vendas de notebook cresceram mais de 200%. Isto sem falar nos aparelhos celulares que acessam e-mails remotamente. O que pode representar um avanço, à primeira vista, permitindo que várias decisões sejam tomadas quando o executivo está em trânsito, também tem seu lado arriscado: a vulnerabilidade das informações sigilosas. E você poder ver a sua empresa “voar pelos ares”.

Hoje em dia, as áreas de hot spot nos aeroportos são as mais disputadas por aqueles que não se separam de seus laptops. Mais do que uma necessidade, parece ter se transformado em um vício que pode sair caro. Afinal, você pode ser “o escolhido” e ter todos os seus dados e informações sigilosas roubados por um hacker, incluindo códigos de usuário e senhas. Há ataques que inclusive permitem aos hackers terem acesso às informações que quiserem sempre que você ligar o equipamento. E tudo isso sem que você sequer desconfie que está sendo vítima de um assalto virtual.

O problema começa quando você abre seu notebook e procura uma forma de se conectar. Ao avistar um ícone indicando “free wi-fi”, você abre um sorriso e pronto: todas as suas informações estratégicas, que podem fazer a diferença na hora de fechar um contrato, ou ainda os dados bancários da sua empresa, passam a ser vasculhados sem cerimônia. E sabe por quê? Porque não se trata realmente de um hot spot, mas de uma armadilha. Você talvez não perceba nada estranho, podendo acessar a Internet livremente, já que o computador do hacker está programado a permitir essa conexão. Enquanto isso, ele está no seu encalço.

Para evitar ser vitimizado nessas circunstâncias e contaminar toda rede da empresa quando voltar para o escritório, há algumas dicas que devem ser observadas. Em primeiro lugar, o usuário só deve se conectar a redes desconhecidas ser for de extrema urgência. Nesse caso, antes de se conectar à rede corporativa, deverá fechar a VPN (rede privativa virtual) para garantir a segurança da conexão. Também deve evitar deixar pastas compartilhadas e estar sempre com o antivírus atualizado.

Por fim, outro ponto de extrema importância é a proteção dos dados financeiros da empresa. Jamais, contra nenhum argumento, se devem acessar as contas bancárias a partir de uma rede desconhecida. Programe-se para efetuar esse tipo de transação antes de seguir para o aeroporto.

* Ezequias Sena é diretor administrativo e comercial da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br).

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br