Notícias

CIOs não têm como fugir da sustentabilidade

18/07/2008

Até bem pouco tempo atrás, um CIO, ou seja, o executivo responsável pela arquitetura da tecnologia de informação dentro das empresas, dificilmente levaria em conta o uso racional de energia, água e espaço em suas principais decisões. Seus investimentos, em geral, recaíam sobre a relação entre a performance tecnológica e os custos dos equipamentos.

Está cada vez mais difícil, hoje em dia, encontrar um CIO ou um CEO – o manda-chuva – que não esteja preocupado em se alinhar com as questões mais discutidas no mundo globalizado. Em poucos anos, a empresa que não tiver sua marca associada a temas como crescimento sustentável, uso racional de recursos naturais, respeito ao meio ambiente e eficiência energética estará sujeita a ser vista pelo mercado como uma usurpadora do planeta.

Trata-se de uma tendência mundial e que já tem garantido pontos positivos a todos que adotaram algumas medidas no sentido de racionalizar o uso de água, energia elétrica, gás, espaço e terra. Isso sem contar as medidas já regulamentadas contra a poluição atmosférica, de rios, e até mesmo a visual.

A verdade é que a pressão enfrentada pelos CEOs, em termos de implantar processos mais eficientes dentro de suas empresas, de modo mais responsável e sustentável, tem recaído em grande parte sobre as ações dos CIOs. Afinal, além de eleger de que forma conseguirão produzir mais consumindo menos recursos humanos, agora também têm de traçar uma estratégia de crescimento a partir de um “pensamento verde”. Ou seja, não basta identificar as novas tecnologias, mas planejar como computadores, ar-condicionado e outros equipamentos podem melhorar a eficiência da empresa.

A redução obrigatória de custos, somada à necessidade de escolher estratégias verdes, tem levado muitos CIOs a optar pela terceirização do data center. Além de representar uma preocupação a menos, significa que a empresa poderá planejar seu crescimento e até mesmo ousar nos negócios sem temer ter de ampliar fisicamente seus recursos e espaços de um dia para o outro. Certamente, esse é um diferencial competitivo.

A contratação dos serviços de data center, entretanto, oferece muitas outras vantagens. Primeiramente, a gestão do banco de dados de uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil. Algumas se encontram tão desorganizadas nesse quesito que isso passa a representar um sério risco para os negócios, haja vista que informações estratégicas, planejamentos, desenvolvimentos e informações de clientes ficam vulneráveis. Além do mais, quem pode recorrer, a qualquer tempo e hora, a informações organizadas e protegidas tem mais poder de negociação. Sem falar na imagem pública de credibilidade que se conquista.

* Ezequias Sena é consultor e diretor comercial da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br).

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br