Notícias

Volta às aulas: atenção na escolha das mochilas escolares

23/07/2008

Especialista diz que excesso de peso compromete a coluna das crianças



Na volta às aulas, muitos pais acabam comprando novas mochilas para seus filhos. E a pergunta se repete: qual é o melhor tipo? Especialistas são unânimes em dizer que a escolha da mochila deve priorizar a saúde antes da moda. Afinal, não adianta ter uma mochila enviesada ou uma bolsa do tipo carteiro se a quantidade de material transportado diariamente acabará comprometendo a postura e a coluna.

De acordo com o ortopedista Edgar Nasser, do Hospital Santa Paula (SP), “a mochila ideal é aquela com rodízios, que pode ser puxada como mala de viagem. No caso de crianças mais velhas, que se recusam a continuar usando o modelo com rodinhas, o melhor é comprar mochilas com alças largas e garantir que sejam usadas de modo a distribuir o peso nas costas”.

Nasser explica que, quando a mochila é usada pendurada em um ombro só, ela acaba forçando um dos lados e prejudicando a coluna da criança a médio prazo. “Para suportar o peso do material de um lado só, a criança ou o adolescente acabam por se curvar para o lado oposto, buscando maior sustentação e equilíbrio. Depois de algum tempo, isso pode causar sérios problemas nas articulações superiores e na coluna, chegando a haver deformidade estrutural”, alerta o ortopedista.

Para o médico, é responsabilidade dos pais orientarem os filhos quanto aos riscos que correm quando baseiam suas escolhas apenas no quesito moda. “É melhor prevenir agora do que ter de recorrer a coletes ortopédicos ou mesmo a cirurgias quando o problema tomar maiores proporções”, conclui.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br