Notícias

Ranking dos Vereadores adota novos critérios em São Paulo

18/08/2008

No próximo dia 21, às 16h, o Movimento Voto Consciente divulgará a avaliação dos vereadores de São Paulo no Salão Nobre da Câmara Municipal. Como vem fazendo há 21 anos, a ONG formada em sua maioria por empresários e profissionais liberais cumpre a missão de informar a população sobre o desempenho dos políticos que estão tentando se reeleger.

De acordo com Sonia Barboza, coordenadora dos voluntários da Câmara Municipal, este ano o Movimento Voto Consciente adotou alguns novos parâmetros e aboliu outros, a fim de dar condições para que a avaliação dos candidatos tenha como base apenas critérios objetivos e importantes à sociedade.

“Conforme o nosso trabalho na Câmara Municipal foi sendo reconhecido pelos próprios políticos, eles passaram a propor algumas mudanças. Tudo o que resultava em mais clareza e maior importância para a população foi reformulado. É o caso dos Projetos de Lei. Anteriormente, o critério era o número de Projetos de Lei sancionados. Mas isso não dava garantias de que a vida dos paulistanos iria melhorar. Agora, o critério é o impacto que eles têm na cidade, em um bairro ou mesmo em um determinado grupo. Analisamos mais de 1.300 documentos sob esse ponto de vista”, diz Sonia.

Segundo a coordenadora, também deixaram de existir os critérios “fiscalizador” – que geralmente refletia apenas a participação da oposição – e a “avaliação dos membros do Movimento Voto Consciente” – por ser subjetivo. Ao todo, continuam sendo sete critérios:
1. presença nas comissões;
2. fidelidade partidária;
3. resposta a pedidos de informação;
4. presença nas votações nominais;
5. impacto dos Projetos de Lei;
6. conteúdo informativo do site;
7. coerência.

“Conteúdo do site e coerência também são novos critérios. Com tanta polêmica em torno de propaganda política via Internet, a única certeza é que todos os candidatos podem utilizar seus sites para informar a população sobre o que vêm fazendo por São Paulo e quais suas propostas para o novo mandato. Já o item coerência é uma análise de como os vereadores legislaram nas áreas declaradas por eles como prioritárias. Analisamos detidamente, com ajuda da imprensa, inclusive, se os políticos cumpriram o que se propuseram a fazer”, diz Sonia Barboza.

Não perca!
Coletiva de Divulgação da Análise de Desempenho dos Vereadores de São Paulo
Data: 21/8, às 16h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, n.100

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br