Notícias

Aquilodinia tira medalha de ouro de Liu Xiang

20/08/2008

Problema que tirou herói chinês das Olimpíadas é resultado do “supertreinamento”, diz especialista

Em uma entrevista conturbada, dirigente chinês confirmou que já sabia da lesão de um dos ídolos do atletismo chinês: Liu Xiang. Segundo o técnico do esportista de 25 anos, esperança de medalha de ouro para seu povo, há três meses uma lesão no tendão de Aquiles já havia levado o corredor a desistir de competir nos Estados Unidos.

A aquilodinia, ou dor no tendão de Aquiles – que é o tecido que conecta o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha (batata da perna) – pode indicar inflamação ou ruptura desse que é o tendão mais potente do corpo humano. Nos atletas que se impõem um ritmo quase inumano de treinamentos para corridas de alta velocidade, trata-se de um sério risco.
“A tendinite de Aquiles intensifica a presença de dor na parte detrás da perna, praticamente imobilizando o atleta por um período que pode levar de alguns minutos a vários dias”, diz a fisiatra Ana Lúcia Mourão.
Segundo a especialista, a exemplo das Olimpíadas de Athenas, o Comitê responsável pela organização das Olimpíadas de Pequim permitiu o uso de uma tecnologia de ponta recentemente aprovada pelo FDA: o tratamento por ondas de choque com o equipamento suíço Dolorclast.

“Não sei se o doutor Mark Henne, que está atendendo na Policlínica instalada na Vila Olímpica, chegou a atender Liu Xiang. Mas é fato que o tratamento com ondas de choque tem se mostrado uma alternativa mais conservativa e eficaz. O médico posiciona o equipamento sobre a área afetada e regula a freqüência das ondas de choque, que são bastante suportáveis e têm a vantagem de evitar uma cirurgia”, diz Ana Lúcia.

Para quem continua na competição, tanto nas Olimpíadas como nas competições nacionais, a fisiatra dá algumas dicas de alongamento para preservar o Tendão de Aquiles:
1. Sobre um degrau, lentamente tentar encostar o calcanhar no chão;
2. Quem passa a maior parte do dia em pé, o ideal é se apoiar na ponta dos pés, elevando o corpo, e retornar à posição normal.
3. Já quem permanece sentado por muitas horas pode apoiar os pés completamente no chão e elevar a parte da frente, forçando para cima.
4. Os demais exercícios de alongamento praticados nas academias também são importantes, como trabalhar toda a parte de trás da panturrilha.
Fonte: Dra. Ana Lúcia Mourão, médica fisiatra (Rio de Janeiro-RJ)
www.dolorclast.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br