Notícias

Como reduzir em 83% os riscos de ter uma doença no coração?

28/08/2008

Não são somente os genes determinam as doenças no coração. Estudo realizado na Universidade de Harvard (Estados Unidos) revelam que o estilo de vida tem um impacto muitíssimo maior sobre a saúde do coração do que a classe médica imaginava há alguns anos.

A pesquisa envolveu 85 mil mulheres e apontou cinco hábitos saudáveis capazes de nocautear os riscos de se ter uma doença cardíaca:
1. Não fume
2. Beba ao menos meia taça de vinho tinto ao dia – mas não mais de uma taça!
3. Faça 30 minutos diários de atividade com intensidade variável, dependendo de seu condicionamento físico. Mesmo 30 minutos de caminhada já está valendo.
4. Controle o peso, sempre.
5. Adote uma dieta saudável, pobre em gordura trans e açúcar e rica em fibras e ômega 3.

De acordo com o doutor Rafael Munerato, cardiologista do Hospital Santa Paula (SP), se uma pessoa adotar pelo menos três dessas cinco recomendações, já está cortando os riscos pela metade. “Principalmente, se ela não fumar, praticar exercícios e manter o peso sob controle”, diz o médico.

Na opinião de Munerato, outra dica para se juntar às outras cinco é “manter o stress sob controle”. “As emoções são um importante coadjuvante nas complicações do coração. Uma pessoa que esteja em estado permanente de tensão, ansiedade, contrariedade e angústia tende a apresentar sinais como aumento da pressão arterial e tem muito mais dificuldade de adotar medidas para uma vida saudável. Portanto, o equilíbrio emocional é fundamental. Para isso, não podem ser esquecidas as terapias complementares, como meditação e psicoterapia”, diz o médico.

Fonte: Dr. Rafael Munerato, médico cardiologista do Hospital Santa Paula (SP)
www.santapaula.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br