Notícias

Homens acima de 40 anos têm mais dificuldade para engravidar parceira

09/09/2008


Durante o 24º Congresso da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, que aconteceu na França, cientistas locais enfatizaram que quando os homens têm mais de 40 anos, o casal tem chances menores de engravidar e certa propensão a abortos espontâneos. De acordo com a pesquisadora Stephanie Belloc, é a primeira vez que se comprova a participação paterna em problemas relacionados à infertilidade de forma tão contundente.

O grupo da doutora Belloc acompanhou mais de 20 mil inseminações intra-uterinas, em que o esperma foi ‘lavado’ ou ‘separado’ do fluido seminal com ajuda de uma centrífuga apropriada. Só depois foi inserido diretamente no útero. A experiência permitiu detectar uma série de características que causam impacto negativo na fertilidade, como a contagem, motilidade e morfologia dos espermas – tendo o cuidado de avaliar também as condições femininas.

De acordo com a especialista brasileira Silvana Chedid, diretora da Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva, a ciência sempre obteve mais dados acerca da infertilidade feminina. Mas esse cenário está mudando e certamente poderá contribuir muito no tratamento de casais com dificuldades para gerar um bebê.

“Uma coisa é certa: apesar de os homens terem uma fase reprodutiva mais flexível do que as mulheres, a qualidade e a quantidade de esperma decrescem com o tempo. Ou seja, quanto mais adiarem a concepção, tanto homens quanto mulheres devem encontrar mais dificuldades, que poderão ser resolvidas com tratamentos apropriados”, diz a médica.

Segundo Silvana Chedid, quanto mais o tempo passa, da mesma forma com que novas tecnologias têm permitido que até mulheres com mais de 50 ou 60 anos engravidem, desde que sejam saudáveis e tenham acompanhamento durante toda a gestação, não tardará que os homens também sejam beneficiados por substâncias que preservem a qualidade e a quantidade do esperma.

Fontes:
European Society for Human Reproduction & Embryology (www.eshre.com)
Dra. Silvana Chedid, médica ginecologista, diretora da clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do departamento de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br