Notícias

Setor de moda exige tecnologia de ponta

09/09/2008

Grife Forum investe na virtualização de aplicativos
e na terceirização do data center

O setor de moda, a exemplo das indústrias farmacêuticas e empresas de tecnologia e telefonia, vem enfrentando não só a tendência das fusões, como a necessidade de investir pesado na área de Tecnologia da Informação para dar suporte a um crescimento consolidado. A TF Modas, mais conhecida pela grife Forum, acaba de dar um salto de qualidade e competência em sua área de TI.

Mesmo estando sempre atenta às mudanças, a empresa de moda já estava ficando com uma infra-estrutura tecnológica obsoleta, resultando em acesso moroso às informações e problemas de gestão tanto de backup, como do seu quadro de colaboradores.

Na opinião de Luis Carlos Machado da Silva, gerente de TI da empresa, “o principal objetivo da TF Modas era atualizar todo ambiente de TI, garantindo acesso às informações em tempo real a partir de qualquer local e ambiente seguro”. Segundo o executivo, um grande avanço foi terceirizar o banco de dados da empresa, que hoje é armazenado de forma centralizada e segura, através de storage performático e dinâmico, em que a empresa pode ir contratando apenas o necessário (on demand).

Problemas de backup também deixaram de existir, uma vez que se encontra em local seguro e redundante. A TF Modas também dispõe de servidores dedicados para e-mails, aplicativos, banco de dados, intranet e servidores de desenvolvimento. Entre as tecnologias de última geração, a empresa investiu em Blade Center IBM, utilizando o recurso de virtualização como solução para o legado de aplicações.

Segundo Ezequias Sena, consultor e diretor comercial da On Line Brasil, a opção pela virtualização de aplicativos se deu através da tecnologia Citrix. “A Forum pôde transformar aplicativos Client Servidor em sistemas que podem ser utilizados via web. Essa opção garantiu enorme flexibilidade e mobilidade para o negócio, dispensando trocas ou desenvolvimento de aplicações”.
O gerente de TI da Forum afirma que contar com a consultoria de um fornecedor com bastante experiência permitiu detectar outras falhas e apontar soluções. “A empresa de TI nos apresentou o novo conceito de Data Center, ou seja, a camada de serviços aliada à infra-estrutura. Temos plena ciência de que não basta somente contar com revendedores e investir em equipamentos. Precisamos de análise, implementação, consultoria e suporte, de forma ágil, segura e sem altos investimentos”, diz o executivo.
Fontes:
Luis Carlos Machado da Silva, gerente de TI da TF Modas (Forum)
Ezequias Sena, consultor e diretor comercial da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br