Notícias

Pessoas com deficiência encontram oportunidades e valorização no mercado de trabalho

22/09/2008

Desde que a Brasanitas Serviços Integrados – empresa de destaque nacional no segmento de facilities para o setor privado – implantou o Movimento com Sentido para dinamizar a contratação e capacitação de pessoas com deficiência, e integrá-las a seu quadro de mais de 15 mil colaboradores, vem vivenciando experiências de grande satisfação. Essa é a opinião de Max Galvão, diretor de Recursos Humanos da Brasanitas.

“Mais do que simplesmente cumprir as determinações da Lei 8.213, desenvolvemos um projeto de inclusão que promove o convívio baseado no respeito às diferenças. Na Brasanitas, diversidade já faz parte da nossa cultura e o nosso objetivo é contratar pessoas que possam dar o melhor de si para prestarmos serviços com qualidade aos nossos clientes. Tanto é assim, que a Brasanitas já empregava um número relevante de pessoas com deficiência antes de a Lei entrar em vigor. Nosso maior desafio é manter esses colaboradores sempre motivados em relação às funções que desempenham”, diz Max Galvão.

Um dos casos mais emblemáticos da Brasanitas é o de Kelly Aparecida Pereira de Santana. Há quase dois anos, a jovem de 23 anos, órfã de mãe, foi atrás de uma oportunidade única em sua vida: trabalhar. Com apenas 20% da visão, Kelly finalmente encontrou a primeira porta aberta de sua vida profissional.

“Aos 15 anos fui diagnosticada com artrite reumatóide e minha visão começou a ser afetada. Sempre terei de contar com acompanhamento médico para que a doença e suas manifestações não progridam. Mas a Brasanitas me deu uma grande oportunidade de provar para mim mesma que sou capaz de muito mais do que imaginava”, diz a jovem.

Segundo Kelly, o sucesso de sua trajetória na empresa se deve primeiramente ao acolhimento da diretoria. “Quando o exemplo vem ‘de cima’, os demais se adaptam com mais facilidade. Foi o que aconteceu comigo. Fui contratada para ser recepcionista da diretoria executiva. Enquanto eu me adaptava às novidades e responsabilidades, eles também se adaptavam a mim. Aliás, tem gente que até se esquece de que eu não enxergo bem”.

Depois de ser promovida, Kelly hoje é assistente administrativa dentro do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência – o Movimento Com Sentido. “Nessa área, enfrentei novos desafios, como aprender a fazer as entrevistas de seleção e recrutamento e perder qualquer constrangimento quando tenho de usar uma lupa na tela do computador para poder ler os dados das fichas cadastrais”, revela.

Segundo Max Galvão, de acordo com o perfil do colaborador e do tipo de deficiência que possui, a empresa implementa adaptações relacionadas à segurança, desempenho e integração com a equipe de trabalho. “No caso da Kelly, fizemos adaptações nas escadas e investimos no “virtual vision”, que é um equipamento que “lê” o que está nas apostilas de estudo e nos e-mails mais longos e transforma em áudio. “Na hora de estudar ou de me informar sobre importantes posicionamentos da empresa, eu ‘ouço’ o que está escrito, o que facilita demais”, diz Kelly, satisfeita com primeiro emprego.

Fontes:
Max Galvão, diretor de Recursos Humanos da Brasanitas Serviços Integrados
Kelly Aparecida Pereira de Santana, assistente administrativa do Movimento Com Sentido, projeto de inclusão de pessoas com deficiência da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br