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A crise está batendo à sua porta? - Invista em COMUNICAÇÃO

09/04/2009

A imprensa normalmente elege assuntos e permanece batendo na mesma tecla até o seu esgotamento. Às vezes, o tema não tem alcance global, como o “Caso Isabela”. Mas no caso da “crise” que teve início nos Estados Unidos, se alastrou qual epidemia para a Europa e a Ásia, e agora toma conta dos noticiários brasileiros, não temos como escapar de tecer alguns comentários. Não, não vou dar minha opinião pessoal sobre o que está acontecendo e tampouco o que aquele amigo da coluna de economia aconselhou a fazer. Quero mesmo é falar sobre a importância da comunicação em tempos de crise.

É curioso perceber que tantos empresários, numa hora dessas, assumam a posição de simples consumidores, de pessoas que foram aconselhadas a ficar quietinhas até o ‘tsunami’ passar. Ora, podem acreditar que a melhor forma de o seu negócio não sucumbir durante uma crise – seja ela de qualquer proporção – é investir em comunicação. Especificamente, em Assessoria de Imprensa. Para que não haja dúvidas, vejamos:

1.Em momentos de crise, é fundamental ‘acalmar’ os ânimos dos clientes internos, a fim de que toda sua atenção esteja concentrada no negócio da empresa, não na discussão sem fim sobre a crise mundial.

2.Com os clientes externos, ainda vale essa máxima. É vital para o seu negócio que os clientes/consumidores/usuários/pacientes saibam que sua empresa não sucumbiu, e está preparada para continuar oferecendo o melhor serviço/produto a eles, ainda que alguns ‘ajustes’ sejam necessários para o bom andamento do negócio – é justamente nessas horas que você traz o cliente ainda mais para o seu lado, conquistando sua confiança. Tudo depende de se comunicar da maneira certa.

3.Para a mídia, esses ‘ajustes’ também são valiosíssimos. Não há um só editor de negócios/economia/empresas que não esteja interessado na ‘sua receita’ para driblar a crise e continuar firme e forte – ainda que, por dentro, você esteja tremendo na base por desconhecer o que vem por aí, ou mesmo já tenha sentido alguma perda no bolso.

4.Além disso, todas as outras editorias têm de continuar emplacando matérias. Ou seja, a crise pode até existir, mas a vida continua. E o fato de a sua empresa não se mostrar acanhada e continuar gerando ‘ganchos de mídia’ faz com que ela seja elevada a um patamar muito confortável do ponto de vista da imagem institucional. Pior é aquele que corre ao mínimo sinal de fumaça, estimulando o pensamento comum de que a empresa “já não estava bem das pernas”. Quando e se um dia esse ‘fujão’ quiser voltar a investir na relação com a imprensa, o trabalho (e o custo) da assessoria será dobrado, pode acreditar.

5.Por fim, então, vale saber que ter um plano de comunicação para um tempo de crise, seja ela mundial ou interna, é a iniciativa do empreendedor inteligente. Nessas horas, por pior que possa parecer o cenário, o melhor é “ir para a mídia”, ao invés de “fugir” dela. Criar novos fatos, fortalecer a imagem da marca, preparar dados que possam ser publicados pela imprensa, traçar planos de contingência e de continuidade do negócio etc. Isso tudo, somado a uma comunicação adequada, é o melhor meio de PASSAR PELA CRISE e impedir que ela se instale em sua empresa ou em sua vida.

*Heloísa Paiva é jornalista, escritora e diretora da Press Página Projetos de Comunicação. Escreve sobre Internacionalização do Franchising desde o primeiro número da revista Franquia & Oportunidades (ABF) e assina a coluna de saúde Emergência no Jornal Guarulhos Hoje e Jornal do Farol.

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