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Shopping Centers - conforto ambiental atrai mais visitantes

20/10/2008

Em meio à união de força dos países europeus e asiáticos, seguidos dos Estados Unidos, para combater a crise anunciada como sendo a pior depois da quebra da bolsa de valores americana, em 1929, ainda há quem se pergunte se não haverá ‘respingos’ no varejo brasileiro. Esta semana, o presidente do Grupo Iguatemi, Carlos Jereissati Filho, reforçou que pretende seguir adiante com o cronograma de investimentos em Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Barueri, Jundiaí e Ribeirão Preto.

De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), até o final deste ano, terão sido inaugurados mais 16 dos 367 shopping centers existentes no país – que atraem juntos mais de 300 milhões de visitantes ao mês.

“Passear no shopping center faz parte da cultura do brasileiro. Não é à-toa que a arquitetura e o conceito desses empreendimentos vêm evoluindo para ambientes cuja marca registrada é o conforto ambiental, aliado a maior oferta de serviços. Há cinco ou dez anos, um shopping center reunia cerca de três marcas-âncora e diversas outras lojas, geralmente relacionadas a vestuário e alimentação. Hoje, a pessoa vai ao shopping para fazer ginástica, ir ao teatro, tomar um bom café com amigos, passear com o pet em meio a gente bonita e até fazer faculdade”, diz Marcelo Montoni, diretor operacional da Brasanitas Serviços Integrados – empresa que presta serviços especializados a shopping centers.

Na opinião de Montoni, um dos antídotos mais importantes contra a crise é justamente investir nos serviços que garantem mais prazer e conforto aos clientes. O executivo acredita que a nova arquitetura dos shopping centers é um grande atrativo: pé-direito alto, construções envidraçadas que dão maior sensação de espaço ao visitante, além de projetos paisagísticos cada vez mais bem-elaborados.

“Mas, para que o cliente realmente se sinta bem-recebido e à vontade, é imperativo que o empreendimento invista em serviços para o conforto. Ou seja, cada ambiente tem de receber higienização de alto padrão, contar com um serviço eficiente de gestão de descarte, de controle de pragas, de manutenção do projeto paisagístico... Enfim, a integração desses serviços com recursos arquitetônicos resulta em um bom motivo para as pessoas continuarem a encarar os shopping centers como o principal passeio do fim de semana, o que certamente vai ao encontro dos esforços de venda empreendidos pelos lojistas”, diz Montoni.

Com 46 anos, a Brasanitas Serviços Integrados atende 12 shopping centers de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. A empresa investe não só em equipamentos especiais, como em uma equipe motivada e bem-treinada, focada no espírito de prestação de serviço. “Aplicamos treinamentos freqüentes e ações motivacionais, cuidando sempre da postura de nossos colaboradores, já que são eles que interagem mais de perto com os visitantes”, diz o executivo.

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