Notícias

O alemão Ludger Gerdesmeyer e o americano John Furia apresentam trabalhos científicos durante o 40º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

12/11/2008

Nesta semana (13 a 15) acontece o 40º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT), em Porto Alegre (RS). A convite da Ecomed, empresa nacional que representa a tecnologia suíça em equipamentos de ondas de choque (Swiss Dolorclast), os médicos brasileiros estarão em contato com duas referências mundiais: o médico alemão Ludger Gerdesmeyer e o americano John Furia. Enquanto o primeiro é autor do trabalho que assegurou a aprovação do FDA (Food and Drugs Administration) para o equipamento, o segundo vem crescendo em trabalhos científicos e estará no Brasil pela primeira vez.

Há quase 40 anos, a utilização de ondas de choque para desintegrar cálculos renais ficou conhecida como litotripsia. Quase vinte anos depois, a técnica foi adaptada para ser usada na ortopedia. Mais de 50 mil pessoas em todo o mundo já se submeteram ao tratamento por ondas acústicas de alta energia geradas por equipamentos especiais. No Brasil, o tratamento por ondas de choque ainda é considerado novidade, mas avança a passos largos.

De acordo com Alec Flinte, diretor da Ecomed, doenças crônicas como epicondilite (Síndrome do Cotovelo de Tenista/Golfista), esporão de calcâneo, tendinite de ombro, fascite plantar, tendão de Aquiles e bursite já podem ser tratadas com rápida resposta e de forma mais eficaz do que os métodos conservadores. Isso explica o sucesso do tratamento por ondas de choque, que já está disponível de norte a sul, leste a oeste do país. Para mais informações, basta acessar www.dolorclast.com.br // www.cbot2008.com.br.


Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br