Notícias

Dia 28 (sexta-feira): Mais de 100 manifestações globais, em mais de 40 países, pedem o fim da indústria de pele animal

17/11/2008

No próximo dia 28 acontece a “Sexta-feira Mundial Sem Pele”. Nesse dia, acontecem mais de 100 manifestações globais, em mais de 40 países, pedindo o fim da indústria de pele animal. No Brasil, a manifestação acontece na Avenida Paulista, entre as ruas Joaquim Eugênio de Lima e Pamplona, a partir das 10h.

A data foi criada pela International Anti-Fur Coalition (Coalizão Internacional Anti-Pele) em parceria com o movimento Fur-Free Friday (Sexta-feira sem pele), que é muito popular nos Estados Unidos e acontece logo após o Dia de Ação de Graças. Este ano, estilistas como Giorgio Armani e Jean-Paul Gaultier estão na mira dos manifestantes. Armani, apesar de ter-se comprometido publicamente em não mais usar pele animal em suas coleções, acabou usando pele de coelho em sua última coleção de inverno.

De acordo com Fábio Paiva, que coordena o braço verde-amarelo da International Anti-Fur Coalition, “a indústria de peles é uma das mais cruéis do mundo.
Os animais são mantidos aos montes em pequenas gaiolas. Mal alimentados e altamente estressados, muitas vezes recorrem à automutilação e ao canibalismo. A retirada da pele é triste até de comentar. Isso tudo faz dessa moda de se usar pele algo imoral e injustificável. Hoje, há peles sintéticas tão bonitas e até mais duráveis que as naturais” – diz o ativista, injuriado com o vergonhoso primeiro lugar do Brasil na exportação mundial de peles de chinchila.

SERVIÇO
Sexta-feira Mundial Sem Pele
Quando: dia 28/11, às 10h
Onde: Av. Paulista, entre a Rua Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Pamplona
Mais informações:
Fábio Paiva (11) 7694.5123
Ativista em defesa dos Direitos Animais
http://www.holocaustoanimal. org/agenda.htm
http://www.antifurcoalition. org/

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br