Notícias

Versifico lança solução de NF-e para médias e pequenas empresas. Adeus, 'jeitinho brasileiro'...

25/11/2008

A Versifico Web Solutions, que atua há 13 anos no desenvolvimento de tecnologias de gestão de negócios, está preparada para passar a ‘virada de ano’ implantando a solução Ello-NFe em indústrias e distribuidoras, obrigadas a adotar o padrão de nota fiscal eletrônica previsto no Protoloco ICMS 68, integrante do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) – que promete acabar com o ‘jeitinho brasileiro’ de fazer negócios.

O próximo grupo de atividades que deverá adotar a NF-e inclui um dos setores mais fortes do país: o automotivo. “A partir de abril do próximo ano, fabricantes, importadores, distribuidores e atacadistas desse e de outros segmentos deverão estar com todo sistema contábil alinhado com as novas exigências”, diz Wagner Oliveira, diretor de sistemas da Versifico.

Segundo o executivo, quanto mais cedo as empresas implantarem a solução que substitui os documentos em papel pelos eletrônicos, que poderão ser compartilhados entre a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda dos Estados e Municípios, mais benefícios elas terão. “A implantação da ferramenta deveria ser gradativa, favorecendo uma adaptação sem grandes impactos”.

Oliveira garante que são poucas as empresas de tecnologia que oferecem soluções para todos os tamanhos de clientes. “Até agora, tivemos grandes fabricantes atendidos por grandes ‘players’. Estava na hora de uma empresa dotada de conhecimentos sólidos do assunto e expertise em tecnologia desenvolver uma solução que atendesse às médias e pequenas. Afinal, todas sem exceção terão de se enquadrar”.

O executivo da Versifico garante que, apesar da obrigatoriedade, serão grandes os ganhos para quem adotar a solução Ello-NFe. “Em primeiro lugar, essa medida do governo descarta qualquer transação com empresas que estejam com problemas jurídicos, evitando que fabricantes e distribuidores entreguem seus produtos e enfrentem dificuldades com o recebimento. Além disso, é possível elencar mais cinco ganhos, pelo menos:
1. eliminação de contratempos burocráticos;
2. combate à sonegação;
3. aumento de confiabilidade da nota fiscal;
4. redução de custos (tanto de papel, como de serviços);
5. melhorias no ambiente de negócios (tanto externa quanto internamente).”

Fonte: Wagner Oliveira, consultor e diretor de sistemas da Versifico Web Solutions (www.versifico.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br