Notícias

NF-e: empresas adiam implantação e perdem benefícios do credenciamento voluntário

05/01/2009

O setor automotivo tem até o mês de abril do próximo ano para implantar soluções de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), quando fabricantes, importadores, distribuidores e atacadistas desse e de outros segmentos deverão estar com todo sistema contábil alinhado com as novas exigências. Até agora, entretanto, os movimentos das empresas nesse sentido são quase nulos.

“Infelizmente, deixar tudo para a última hora tem se configurado uma tendência entre gestores de todos os setores. Talvez muitas empresas do setor automotivo desconheçam a possibilidade de se valer do ‘credenciamento voluntário’”, diz Wagner Oliveira, diretor da Versifico Web Solutions.

O credenciamento voluntário, segundo Oliveira, permite o processo de implantação em homologação. Ou seja, sem efeito fiscal. “Quem se adiantar, estará com tudo absolutamente pronto a partir da data em que a emissão de nota terá efeito fiscal, o que deve acontecer em 1º de abril. A principal vantagem é ganhar tempo para os ajustes da implantação da solução, já que há dois aspectos importantes: o tecnológico e o humano. As equipes administrativas deverão estar bem treinadas até lá”.

À frente da Versifico, empresa que atua no desenvolvimento de tecnologias de gestão de negócios, Wagner Oliveira diz que, apesar da obrigatoriedade, o padrão de NF-e previsto no Protoloco ICMS 68, integrante do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), reserva importantes vantagens para quem adotar a solução.

“Em primeiro lugar, essa medida do governo descarta qualquer transação com empresas que estejam com problemas jurídicos, evitando que fabricantes e distribuidores entreguem seus produtos e enfrentem dificuldades com o recebimento. Além disso, a medida reduz contratempos burocráticos, combate a sonegação de impostos e ainda favorece o ambiente de negócios para todas as partes”, diz o executivo – que vem trabalhando a solução Ello-NF-e na esfera das pequenas e médias empresas.


Fonte: Wagner Oliveira, consultor e diretor de sistemas da Versifico Web Solutions (www.versifico.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br