Notícias

Diversões perigosas: aumenta número de acidentes durante as férias

07/01/2009

“O verão é a estação em que mais acontecem acidentes relacionados a esporte e lazer”, diz o médico ortopedista Gilberto Anauate, do Hospital Santa Paula. “O pronto-socorro recebe muitos casos de crianças e adolescentes machucados por conta da imprudência durante a diversão. Alguns chegam ao hospital, inclusive, em situação grave”.

Segundo o médico, os adeptos dos patins, bicicletas e skates são as principais vítimas. “É fabuloso estar em férias e poder brincar à vontade ao ar livre, praticando esportes. Mas é importante estar paramentado apropriadamente e ter um mínimo de habilidade. Um momento de distração pode resultar em um braço ou uma perna quebrada”, diz Anauate.

O especialista alerta que os pais devem se certificar de que seus filhos têm todos os equipamentos de segurança necessários. “Para cada modalidade de esporte existe um tipo de capacete, de protetor para joelhos, pulsos e cotovelos. Quem deu uma bicicleta para a criança no Natal e se esqueceu de comprar também um capacete, joelheiras e cotoveleiras, deve correr à loja mais próxima e adquirir esses acessórios. De outro modo, tudo o que fez foi dar mais uma possibilidade de a criança se acidentar”.

Fonte:
Dr. Gilberto Anauate, chefe do departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br