Notícias

Álcool: herói ou vilão?

30/01/2009

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que, entre 2000 e 2006, houve aumento de 18,3% no número de mortes por doenças relacionadas ao alcoolismo. “Hoje, os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo. A faixa etária dos 18 aos 34 anos é responsável por cerca de 10% do consumo abusivo de álcool – que envolve cerca de 3,5 milhões de pessoas”, diz o doutor João Geraldo Simões Houly, do Hospital Santa Paula.

Houly explica que as consequências para quem abusa do álcool variam desde doenças no fígado e no pâncreas, como cirrose e pancreatite, até sérias complicações neuromotoras. “É preciso, de imediato, uma conscientização maior por parte dos jovens em zelar pela saúde. Caso contrário, o corpo vai cobrar caro as conseqüências desses abusos amanhã. Quem leva uma vida desregrada tende a envelhecer precocemente”.

Mas o álcool nem sempre é um vilão. Se ingerido com moderação, pode ter efeitos benéficos no organismo. Há estudos comprovando que o consumo moderado de bebidas alcoólicas (principalmente o vinho tinto) pode ser benéfico à saúde. É o que explica o cardiologista Rafael Munerato, também do Hospital Santa Paula: “Há pessoas que se beneficiam ao tomar uma taça de vinho diariamente. Esse hábito pode contribuir para o aumento do nível do colesterol bom. Entretanto, não deve ser estimulado pelos médicos, já que o limite entre o saudável e o maléfico é muito tênue”.

Munerato diz que há alguns problemas de saúde que aumentam o risco para quem adota a ingestão diária de álcool: “Pessoas que têm Diabétis Melitus, níveis altos de triglicérides e/ou hipertensão, serão altamente prejudicadas”. Para não haver complicações, é sempre indicado consultar um médico para saber se as suas condições permitem ou não a incorporação desse hábito.

Fontes:
Dr. João Geraldo Simões Houly, chefe da UTI do Hospital Santa Paula
Dr. Rafael Munerato, cardiologista e diretor técnico do Hospital Santa Paula

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br