Notícias

Mais dentistas no ambiente hospitalar

01/02/2009

Especialistas dizem que a saúde do corpo passa pela boca


A influência de uma boca bem tratada na saúde e bem-estar geral das pessoas vem sendo cada vez mais discutida no meio médico-hospitalar. Tanto que o tema foi recentemente debatido durante o 27º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). Há, inclusive, quem defenda uma presença maior de cirurgiões dentistas e bucomaxilofaciais nos hospitais.

“Não podemos desprezar o impacto provocado no organismo quando a saúde bucal do paciente é simplesmente negligenciada. Ainda que o motivo da internação seja outra doença de base, cuidar do estado geral da boca do paciente pode contribuir muito com o sucesso de um tratamento”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

Entre diversos problemas que têm origem na boca, Rezende diz que a doença periodontal está diretamente ligada a outras patologias. “As doenças periodontais são consideradas infecções nas estruturas de suporte dos dentes (osso, ligamento e gengiva), causadas por bactérias presentes na placa. O processo infeccioso iniciado na boca está relacionado a doenças como diabetes, complicações cardiovasculares, distúrbios renais e respiratórios, hepatite e até com prematuridade”.

Seguindo essa linha, alguns profissionais defendem que pacientes internados em ambiente hospitalar não só têm direito como devem ser submetidos ao acompanhamento odontológico. É o que explica o doutor Luiz Fernando Lobo Leandro, cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Santa Paula. “Hospitais e clínicas de saúde já perceberam a necessidade de integrar alguns serviços odontológicos ao protocolo de alguns tratamentos. E devem, em breve, contar com dentistas especializados em suas equipes”.

Pesquisa divulgada no Journal of Applied Oral Science revelou que, dos 64 pacientes internados em um centro de traumas na cidade de Araçatuba (SP), mais de 90% julgavam a presença de dentistas no hospital indispensável para o acompanhamento de seu quadro de saúde.

“Também no tratamento do câncer a intervenção de um especialista em saúde bucal é importante. Quem está sendo submetido à quimioterapia e transplante de medula óssea, por exemplo, apresenta quadros de baixa resistência imunológica que favorecem o aparecimento de infecções oportunistas – por bactérias, vírus e fungos –, inclusive as de origem dentárias. Isso pode atrasar, complicar e influenciar o tratamento oncológico, aumentando o tempo de internação e os custos do tratamento”, diz Lobo.


Fontes:
Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista da Smiling Dental Care
Dr. Luiz Fernando Lobo, cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Santa Paula

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br