Notícias

Pequenas e médias hesitam entre segurança e agilidade

17/02/2009



Muitos executivos de pequenas e médias empresas se perguntam quando é hora de investir em segurança ou agilidade. Para consultores de TI, na economia altamente competitiva de hoje essa pergunta sequer deveria ser formulada. “Há muitos executivos que hesitam entre soluções de segurança e performance, quando deveriam buscar soluções customizadas, de acordo com as estratégias de negócio da empresa”, diz Ezequias Sena, diretor administrativo da Online Brasil.

Sena afirma que ao incorporar práticas comuns em outros países, como facilitar o acesso de funcionários, clientes e parceiros ao sistema mediante senha de acesso, as empresas aumentaram o grau de vulnerabilidade das informações, incluindo as estratégicas e financeiras.

“Somente implantar um mecanismo de gestão desses acessos, a fim de proteger o sistema e dificultar a ação de pessoas não autorizadas, é muito pouco em se tratando de negócios. O cenário ideal permite identificar todos os usuários internos e externos, conhecer a fundo todas as aplicações e fontes acessadas por essas pessoas e mapear seus passos enquanto acessam o sistema da empresa”, diz o executivo da Online Brasil.

Na opinião de Ezequias Sena, a chave para implantar uma solução que contemple segurança e agilidade se baseia em três pontos. “Primeiramente, é necessário identificar o ciclo de vida dos acessos, gerenciando o ID de cada usuário de modo que ele obtenha sempre as informações que está buscando rapidamente”.

Em segundo lugar, está a proteção do servidor. “Para garantir a continuidade dos negócios e atender às necessidades de TI enquanto o sistema está sendo acessado pelos usuários cadastrados, é importante implantar uma ferramenta bastante minuciosa e sensível”.

Por fim, o executivo chama atenção para a necessidade de implantar um software de segurança que automatize e centralize o gerenciamento dos acessos via web. “Quando uma empresa investe numa solução integrada, não apenas protege seus dados, como também reduz outros custos de TI.”

* Ezequias Sena, diretor administrativo e comercial da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 15 anos de atuação na área de TI.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br